Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25680

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Afetos invisíveis: um convite à banalidade
Autor(es)/Inventor(es): Giandalia, Beatriz Louise Nascimento
Orientador: Ferreira, Paula Scamparini
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso discorre sobre os processos artísticos realizados durante o período de graduação, que manifestam o desejo de experimentar e pensar a constituição de relações através de afetos invisíveis. Busco construir no campo das artes visuais ações subjetivas a partir do deslocamento de objetos ordinários. Através de cenários e hábitos comuns, como passar uma roupa, usar o banheiro público, tomar uma xícara de chá, investigo nossas relações afetivas enquanto coletivo. Afetos Invisíveis propõe a reflexão a partir das minhas experiências pessoais, em exposições, práticas artísticas e interlocuções com artistas os quais tive contato durante o período de formação (2017-2023). Para aprofundar essa pesquisa, me apoio no pensamento de filósofas como Leda Maria Martins através dos seus conceitos acerca da oralitura e do tempo espiralar - compreendendo a memória específica a que se refere Leda Maria, porém acreditando que os preceitos de sua fala e ensinamentos de matriz ancestral-africana extrapolam limites culturais -. Aproprio-me dos conceitos cunhados pela autora para adequá-los à minha própria experiência de vida enquanto brasileira, carioca e suburbana, pois me permitem a reflexão das relações através deles. Sou atravessada pelas ideias da escritora Clarice Lispector no que tange o feminino e o “ser mulher” na sociedade brasileira e pelas reflexões teóricas de pares como Michel Certeau, Nicolas Bourriaud, Pollyana Quintella, entre outros que também pontuam este percurso a partir da narrativa do cotidiano. Narrado em primeira pessoa, o formato escolhido tem o objetivo de assumir uma escrita descritiva. Para tanto, a pesquisa procura se apoiar em elementos primordiais às relações: afeto, memória e individualidade e também nas vivências pessoais que são inerentes à mim enquanto artista, mulher, filha, confeiteira e tantas outras personas que fui descobrindo durante a produção deste trabalho e toda minha jornada nesta graduação.
Palavras-chave: Afeto
Memória
Casa
Desejo
House
Desire
Memory
Affection
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GIANDALIA, Beatriz Louise Nascimento. Afetos Invisíveis: um convite à banalidade. 2024. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Escultura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Artes Visuais - Escultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLNGiandalia.pdf6.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.