Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25692

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Otimização upstream da produção de L-asparaginase recombinante em E. Coli para o tratamento de leucemia linfoblástica aguda
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Gabriela de Assis
Tutor: Ramón Hernández, José Angel
Tutor : Garcia, Mariana Miguez Tardelli
Tutor: Aquino, Carolina Lessa
Resumen: Buscando eficiência, a indústria de bioprocessos tem investido na otimização ao longo da cadeia produtiva. A abordagem mais utilizada se baseia na análise de uma variável por vez, aumentando o custo e tempo investidos. Através da técnica Plackett-Burman é possível estudar um amplo número de variáveis em um número reduzido de experimentos, realizando uma seleção prévia das variáveis que influenciam o processo. Um medicamento frequentemente utilizado no tratamento da leucemia linfoblástica aguda (LLA) é a L-asparaginase, cuja maior parte das formulações no mercado tem origem bacteriana. Essa enzima degrada o excesso de L-asparagina no meio, inibindo a proliferação das células tumorais da LLA. Rotas alternativas envolvem o uso da enzima L-asparaginase humana (hASRGL1) em Escherichia coli recombinante, no entanto, a baixa atividade catalítica dificulta a produção industrial devido ao alto custo de revenda do medicamento.. O objetivo deste estudo foi definir as variáveis que exercem maior impacto na etapa upstream da produção de L-asparaginase recombinante. Com a matriz ortogonal de Plackett-Burman fornecida pela empresa Protimiza, foi possível realizar 20 ensaios para avaliar 13 parâmetros. A análise da cinética de crescimento e atividade enzimática após a indução da cepa revelou que o tempo de 10 horas apresenta a maior atividade enzimática (14,75 UI/mL). Optou-se pelo tempo de 8 horas de indução, próximo ao final da fase exponencial da E. coli recombinante. O gráfico de Pareto obtido indica que 4 variáveis (temperatura, concentração de triptona, densidade óptica (D.O.) de indução e inóculo) impactam significativamente o crescimento celular. Esses dados podem ser usados para construir um modelo preditivo visando maximizar a expressão celular.
Materia: Otimização de processos
Indústria de bioprocessos
Leucemia-linfoma linfoblástico de células T precursoras
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::MEDICAMENTOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, Gabriela de Assis. Otimização upstream da produção de L-asparaginase recombinante em E. Coli para o tratamento de leucemia linfoblástica aguda. 2024. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Engenharia de Bioprocessos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GAFerreira.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.