Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25697

Type: Trabalho publicado em evento
Title: A espacialização dos setores de shopping centers e de serviços e a poli(multi)centralidade em Campos dos Goytacazes - RJ
Author(s)/Inventor(s): Santiago, Patrick José
Frade, Gabrielle de Souza
Gomes, Helton Garces
Silva, William Ribeiro da
Abstract: Sendo as cidades médias um entrelaçamento entre as grandes e pequenas cidades, ou as metrópoles e os centros locais, as mesmas têm um importante papel na rede urbana, absorvendo e gerando fluxos de pessoas, bens e serviços em diferentes direções e em si mesmas. Por isso, entender sua relação interna e inter-regional é de suma importância, visto que a análise do espaço urbano nos permite entender as relações entre os diversos fluxos, agentes, fixos, empreendimentos e as lógicas capitalistas que regem e orientam o espaço. Nesse sentido, o presente trabalho se guia em analisar o município de Campos dos Goytacazes a partir das dinâmicas urbanas entre os agentes imobiliários, os objetos e empreendimentos de comércio e serviços e as centralidades existentes no município, buscando entender, apoiados na bibliografia, em dados espaciais e estatísticos, primários e secundários, a possível formação de uma poli(multi)centralidade no espaço urbano municipal, sua espacialidade e o que vem orientando essas centralidades. Destacamos a dinâmica entre a localização dos empreendimentos observados, como o shopping center e empreendimentos do setor de comércio e de serviços, a reestruturação urbana e intra-urbana, a atuação das elites locais e as possibilidades que o município oferece, mostrando seu potencial de consumo ao mercado capitalista financeirizado, à visão da acumulação flexível do capital.
Abstract: Entendiendo el centro comercial como un instrumento utilizado por los agentes económicos y inmobiliarios para generar un espacio pseudo público en el espacio urbano, y que tal emprendimiento presenta en sí mismo un cruce entre los sectores del comercio, el ocio y los servicios que se alimentan mutuamente con Con el objetivo de generar valor para la ubicación, el cambio de multicentralidad en ciudades medianas, como es el caso de Campos dos Goytacazes - RJ, ahora es atravesado por esta empresa y estos agentes de capital. Al examinar los cambios en las concentraciones de empresas de los sectores ya mencionados, en sus usos en el espacio urbano, ahora tenemos la posibilidad de analizar y presentar los cambios que se producen en el espacio urbano municipal y cómo las empresas tipo centro comercial se vinculan con estos cambios en el uso de centralidades existentes y creación de otras nuevas.
Keywords: Renovação urbana
Cidades e vilas
Centros comerciais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Production unit: Instituto de Geociências
Publisher: Realize Editora
In: Encontro Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia
Issue: 15
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISSN: 2175-8875
Citation: SANTIAGO, Patrick José; FRADE, Gabrielle de Souza; GOMES, Helton Garces; SILVA, William Ribeiro da. A espacialização dos setores de shopping centers e de serviços e a poli(multi)centralidade em Campos dos Goytacazes - RJ. In: ENCONTRO NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 15., 2023, Palmas. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2023.
Appears in Collections:Ciências Exatas e da Terra

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTIAGO_P.J.pdf776.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.