Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25697

Especie: Trabalho publicado em evento
Título : A espacialização dos setores de shopping centers e de serviços e a poli(multi)centralidade em Campos dos Goytacazes - RJ
Autor(es)/Inventor(es): Santiago, Patrick José
Frade, Gabrielle de Souza
Gomes, Helton Garces
Silva, William Ribeiro da
Resumen: Sendo as cidades médias um entrelaçamento entre as grandes e pequenas cidades, ou as metrópoles e os centros locais, as mesmas têm um importante papel na rede urbana, absorvendo e gerando fluxos de pessoas, bens e serviços em diferentes direções e em si mesmas. Por isso, entender sua relação interna e inter-regional é de suma importância, visto que a análise do espaço urbano nos permite entender as relações entre os diversos fluxos, agentes, fixos, empreendimentos e as lógicas capitalistas que regem e orientam o espaço. Nesse sentido, o presente trabalho se guia em analisar o município de Campos dos Goytacazes a partir das dinâmicas urbanas entre os agentes imobiliários, os objetos e empreendimentos de comércio e serviços e as centralidades existentes no município, buscando entender, apoiados na bibliografia, em dados espaciais e estatísticos, primários e secundários, a possível formação de uma poli(multi)centralidade no espaço urbano municipal, sua espacialidade e o que vem orientando essas centralidades. Destacamos a dinâmica entre a localização dos empreendimentos observados, como o shopping center e empreendimentos do setor de comércio e de serviços, a reestruturação urbana e intra-urbana, a atuação das elites locais e as possibilidades que o município oferece, mostrando seu potencial de consumo ao mercado capitalista financeirizado, à visão da acumulação flexível do capital.
Resumen: Entendiendo el centro comercial como un instrumento utilizado por los agentes económicos y inmobiliarios para generar un espacio pseudo público en el espacio urbano, y que tal emprendimiento presenta en sí mismo un cruce entre los sectores del comercio, el ocio y los servicios que se alimentan mutuamente con Con el objetivo de generar valor para la ubicación, el cambio de multicentralidad en ciudades medianas, como es el caso de Campos dos Goytacazes - RJ, ahora es atravesado por esta empresa y estos agentes de capital. Al examinar los cambios en las concentraciones de empresas de los sectores ya mencionados, en sus usos en el espacio urbano, ahora tenemos la posibilidad de analizar y presentar los cambios que se producen en el espacio urbano municipal y cómo las empresas tipo centro comercial se vinculan con estos cambios en el uso de centralidades existentes y creación de otras nuevas.
Materia: Renovação urbana
Cidades e vilas
Centros comerciais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Realize Editora
Es parte de: Encontro Nacional da Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia
Número: 15
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISSN: 2175-8875
Citación : SANTIAGO, Patrick José; FRADE, Gabrielle de Souza; GOMES, Helton Garces; SILVA, William Ribeiro da. A espacialização dos setores de shopping centers e de serviços e a poli(multi)centralidade em Campos dos Goytacazes - RJ. In: ENCONTRO NACIONAL DA PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 15., 2023, Palmas. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2023.
Aparece en las colecciones: Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTIAGO_P.J.pdf776.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.