Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25727

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo sobre o potencial de produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Gabriela Moreira de
Sebalo, Rayssa Valviesse de Oliveira
Tutor: Sousa-Aguiar, Eduardo Falabella de
Resumen: A produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos (RSU) se apresenta como uma tecnologia promissora para a geração de energia alternativa à utilização de combustíveis fósseis no Brasil. O estado do Rio de Janeiro se destaca por ser o segundo maior produtor de biogás do país e pela sua excelência na gestão de resíduos sólidos. Neste sentido, o presente trabalho aborda a viabilidade da geração de biogás a partir do aproveitamento energético da matéria orgânica gerada nos RSU do estado do Rio de Janeiro, a partir da análise da sua disposição em aterros sanitários. O biogás gerado em aterros sanitários é oriundo da decomposição anaeróbia da matéria orgânica presente nos resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo composto principalmente de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). Analisando dados do Sistema Nacional De Informações Sobre Saneamento (SNIS) sobre geração, coleta, cenário demongráfico e disposição do RSU nos municípios, foram gerados dados relativos ao potencial de geração de biogás do estado. Os resultados obtidos demostram que o aproveitamento energético dos RSU gerados no estado possuem um potencial de geração de, aproximadamente, 399 milhões de m³ de biogás por ano, que se convertidos em energia, são suficientes para abastecer 379.740 residências por dia. Ainda, levando em consideração a quantidade de RSU que não é enviada a aterros ou é enviada a aterros sem aproveitamento energético, o estado deixa de gerar cerca de 14% do seu potencial em biogás . Assim, conclui-e que o estado é destaque nacional na gestão dos RSU e no aproveitamento energético de RSU em aterros sanitários, apesar de ainda haver oportunidade para melhorias. De forma geral, o incentivo para o aproveitamento de RSU para a produção de biogás é bastante promissor, uma vez que transforma em materia-prima energética aquilo que que seria apenas um rejeito.
Materia: Sustentabilidade
Resíduos sólidos
Resíduos urbanos
Biogás
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUZA, Gabriela Moreira de; SEBALO, Rayssa Valviesse de Oliveira. Estudo sobre o potencial de produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Estado do Rio de Janeiro. 2024. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GMSouza.pdf541.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.