Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25810

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Édison Renato Pereira da-
dc.contributor.authorSbampato, Kaique Bini-
dc.date.accessioned2025-05-14T13:09:59Z-
dc.date.available2025-05-16T03:00:11Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.citationSBAMPATO, Kaique Bini. Modos, razões e dificuldades no engajamento corporativo com Startups : uma revisão sistemática da literatura. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Engenharia de Produção, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25810-
dc.description.abstractIn times when innovation is a vital issue for the competitiveness of companies, it is necessary to seek alternative and more agile ways to generate innovation. Innovation Through Entrepreneurship, in this sense, has been an option for organizations to develop innovative products and processes in less time and cost. A trend that has been considered, in such a case, is the approximation between agents of the innovation ecosystems in search of timely and promising solutions. One of the explored ways of approaching, in the midst of the open ways of doing innovation, in the last decade, occurs between large companies and startups, a trend generically called corporate-startup engagement. Many agents, however, still do not know how to make such an engagement. More than that, little has been studied about this particular type of relationship in the field. The objective of this study is to carry out a systematic review of the literature on corporate-startup engagement in order to fill a gap, both practical and theoretical, from the point of view of research in project science (Design Science Research). As a result, this study expands the collection of knowledge about the object under study, by apprehending and systematizing the state of the art in the subject, contemplating the theoretical and practical manifestations already published on the modes, reasons and difficulties for its execution, with the sense of expand and qualify its diffusion in the socioeconomic context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngajamento corporativo com Startupspt_BR
dc.subjectInovação corporativapt_BR
dc.subjectInovação por empreendedorismopt_BR
dc.subjectRevisão sistemática da literaturapt_BR
dc.titleModos, razões e dificuldades no engajamento corporativo com Startups : uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0615817758456425pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4405615184839019pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Proença, Adriano-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233332262187339pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Elaine Maria Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7740526373303352pt_BR
dc.contributor.referee2Lacerda, Daniel Pacheco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6330279254229431pt_BR
dc.description.resumoEm tempos em que a inovação é uma questão vital para a competitividade das empresas, evidencia-se necessário buscar formas alternativas e mais ágeis para gerar a inovação. A inovação por empreendedorismo, neste sentido, tem sido uma opção para as organizações desenvolverem produtos e processos inovadores em um menor tempo e custo. Uma tendência que tem sido ponderada, em tal caso, é a aproximação entre agentes dos ecossistemas de inovação para procura de soluções oportunas e promissoras. Um dos caminhos explorados de aproximação, no bojo das formas abertas de se fazer inovação, na última década, dá-se entre grandes empresas e startups, tendência genericamente intitulada como corporate-startup engagement. Muitos agentes, porém, ainda não sabem como realizar tal engajamento. Mais do que isso, pouco tem sido estudado sobre este tipo particular de relacionamento em campo. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre corporate-startup engagement visando a preencher uma lacuna tanto prática quanto teórica, desde o ponto de vista da pesquisa em ciência projetual (Design Science Research). Como resultado, esse estudo alarga o acervo do conhecimento sobre o objeto em estudo, ao apreender e sistematizar o estado da arte no tema, contemplando as manifestações teóricas e práticas já publicadas sobre os modos, razões e dificuldades para sua execução, com o sentido de ampliar e qualificar sua difusão no tecido socioeconômico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::GERENCIA DO PROJETO E DO PRODUTOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
943786.pdf1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.