Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25810

Type: Dissertação
Title: Modos, razões e dificuldades no engajamento corporativo com Startups : uma revisão sistemática da literatura
Author(s)/Inventor(s): Sbampato, Kaique Bini
Advisor: Silva, Édison Renato Pereira da
Co-advisor: Proença, Adriano
Abstract: Em tempos em que a inovação é uma questão vital para a competitividade das empresas, evidencia-se necessário buscar formas alternativas e mais ágeis para gerar a inovação. A inovação por empreendedorismo, neste sentido, tem sido uma opção para as organizações desenvolverem produtos e processos inovadores em um menor tempo e custo. Uma tendência que tem sido ponderada, em tal caso, é a aproximação entre agentes dos ecossistemas de inovação para procura de soluções oportunas e promissoras. Um dos caminhos explorados de aproximação, no bojo das formas abertas de se fazer inovação, na última década, dá-se entre grandes empresas e startups, tendência genericamente intitulada como corporate-startup engagement. Muitos agentes, porém, ainda não sabem como realizar tal engajamento. Mais do que isso, pouco tem sido estudado sobre este tipo particular de relacionamento em campo. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre corporate-startup engagement visando a preencher uma lacuna tanto prática quanto teórica, desde o ponto de vista da pesquisa em ciência projetual (Design Science Research). Como resultado, esse estudo alarga o acervo do conhecimento sobre o objeto em estudo, ao apreender e sistematizar o estado da arte no tema, contemplando as manifestações teóricas e práticas já publicadas sobre os modos, razões e dificuldades para sua execução, com o sentido de ampliar e qualificar sua difusão no tecido socioeconômico.
Abstract: In times when innovation is a vital issue for the competitiveness of companies, it is necessary to seek alternative and more agile ways to generate innovation. Innovation Through Entrepreneurship, in this sense, has been an option for organizations to develop innovative products and processes in less time and cost. A trend that has been considered, in such a case, is the approximation between agents of the innovation ecosystems in search of timely and promising solutions. One of the explored ways of approaching, in the midst of the open ways of doing innovation, in the last decade, occurs between large companies and startups, a trend generically called corporate-startup engagement. Many agents, however, still do not know how to make such an engagement. More than that, little has been studied about this particular type of relationship in the field. The objective of this study is to carry out a systematic review of the literature on corporate-startup engagement in order to fill a gap, both practical and theoretical, from the point of view of research in project science (Design Science Research). As a result, this study expands the collection of knowledge about the object under study, by apprehending and systematizing the state of the art in the subject, contemplating the theoretical and practical manifestations already published on the modes, reasons and difficulties for its execution, with the sense of expand and qualify its diffusion in the socioeconomic context.
Keywords: Engajamento corporativo com Startups
Inovação corporativa
Inovação por empreendedorismo
Revisão sistemática da literatura
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::GERENCIA DO PROJETO E DO PRODUTO
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SBAMPATO, Kaique Bini. Modos, razões e dificuldades no engajamento corporativo com Startups : uma revisão sistemática da literatura. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Engenharia de Produção, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
943786.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.