Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25854
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Os monitores do CLAC inglês e a promoção de (multi)letramentos através de recursos didáticos e das novas tecnologias |
| Author(s)/Inventor(s): | Barcelos, Suelen dos Santos |
| Advisor: | Tilio, Rogério Casanovas |
| Abstract: | O CLAC Inglês é um projeto da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como principal objetivo a formação de professores de línguas adicionais. Considerando as mudanças trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação nas salas de aula e com base na perspectiva da Pedagogia de Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2015), a presente pesquisa tem como principal objetivo analisar as possibilidades de promoção dos (multi)letramentos na sala de aula do CLAC Inglês, partindo das propostas trazidas pelo livro didático utilizado no projeto. A pesquisa contou com a participação de 27 monitores de línguas, e teve dois contextos de geração de dados diferentes: a observação de aulas de 4 desses professores, e um questionário online com outros 23, todos participantes voluntários e anônimos. Com essa pesquisa, foi possível entender a importância do uso de materiais didáticos variados, incluindo materiais impressos e digitais, nas práticas desses monitores e na promoção de (multi)letramentos e do letramento crítico no projeto. |
| Keywords: | Material didático Língua inglesa Multiletramentos Sociointeracionismo Letramento crítico |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2017 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SSBarcelos.pdf | 503.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.