Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25854

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os monitores do CLAC inglês e a promoção de (multi)letramentos através de recursos didáticos e das novas tecnologias
Author(s)/Inventor(s): Barcelos, Suelen dos Santos
Advisor: Tilio, Rogério Casanovas
Abstract: O CLAC Inglês é um projeto da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como principal objetivo a formação de professores de línguas adicionais. Considerando as mudanças trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação nas salas de aula e com base na perspectiva da Pedagogia de Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2015), a presente pesquisa tem como principal objetivo analisar as possibilidades de promoção dos (multi)letramentos na sala de aula do CLAC Inglês, partindo das propostas trazidas pelo livro didático utilizado no projeto. A pesquisa contou com a participação de 27 monitores de línguas, e teve dois contextos de geração de dados diferentes: a observação de aulas de 4 desses professores, e um questionário online com outros 23, todos participantes voluntários e anônimos. Com essa pesquisa, foi possível entender a importância do uso de materiais didáticos variados, incluindo materiais impressos e digitais, nas práticas desses monitores e na promoção de (multi)letramentos e do letramento crítico no projeto.
Keywords: Material didático
Língua inglesa
Multiletramentos
Sociointeracionismo
Letramento crítico
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SSBarcelos.pdf503.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.