Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25854
Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Tilio, Rogério Casanovas | - |
| dc.contributor.author | Barcelos, Suelen dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-15T19:56:25Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-17T03:00:11Z | - |
| dc.date.issued | 2017 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/25854 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Material didático | pt_BR |
| dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
| dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
| dc.subject | Sociointeracionismo | pt_BR |
| dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
| dc.title | Os monitores do CLAC inglês e a promoção de (multi)letramentos através de recursos didáticos e das novas tecnologias | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O CLAC Inglês é um projeto da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como principal objetivo a formação de professores de línguas adicionais. Considerando as mudanças trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação nas salas de aula e com base na perspectiva da Pedagogia de Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2015), a presente pesquisa tem como principal objetivo analisar as possibilidades de promoção dos (multi)letramentos na sala de aula do CLAC Inglês, partindo das propostas trazidas pelo livro didático utilizado no projeto. A pesquisa contou com a participação de 27 monitores de línguas, e teve dois contextos de geração de dados diferentes: a observação de aulas de 4 desses professores, e um questionário online com outros 23, todos participantes voluntários e anônimos. Com essa pesquisa, foi possível entender a importância do uso de materiais didáticos variados, incluindo materiais impressos e digitais, nas práticas desses monitores e na promoção de (multi)letramentos e do letramento crítico no projeto. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Appears in Collections: | Letras - Inglês | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SSBarcelos.pdf | 503.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.