Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/25854
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Os monitores do CLAC inglês e a promoção de (multi)letramentos através de recursos didáticos e das novas tecnologias |
| Autor(es)/Inventor(es): | Barcelos, Suelen dos Santos |
| Tutor: | Tilio, Rogério Casanovas |
| Resumen: | O CLAC Inglês é um projeto da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como principal objetivo a formação de professores de línguas adicionais. Considerando as mudanças trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação nas salas de aula e com base na perspectiva da Pedagogia de Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2015), a presente pesquisa tem como principal objetivo analisar as possibilidades de promoção dos (multi)letramentos na sala de aula do CLAC Inglês, partindo das propostas trazidas pelo livro didático utilizado no projeto. A pesquisa contou com a participação de 27 monitores de línguas, e teve dois contextos de geração de dados diferentes: a observação de aulas de 4 desses professores, e um questionário online com outros 23, todos participantes voluntários e anônimos. Com essa pesquisa, foi possível entender a importância do uso de materiais didáticos variados, incluindo materiais impressos e digitais, nas práticas desses monitores e na promoção de (multi)letramentos e do letramento crítico no projeto. |
| Materia: | Material didático Língua inglesa Multiletramentos Sociointeracionismo Letramento crítico |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA |
| Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 2017 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SSBarcelos.pdf | 503.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.