Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25874

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Impacto da implementação da LGPD na rotina do contador brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Marconi, Filipe da Silva
Orientador: Silva, Claudio Marcos Maciel da
Resumo: Existe no mundo todo um grande cuidado com a proteção dos dados pessoais de pessoas físicas. A Europa deu os primeiros passos para uma regulamentação por meio do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) assinado em 2016, e logo em seguida o Brasil se inspirou neles e desenvolveu a Lei Geral de Proteção de Dados que foi sancionada em 2018. Sabendo que o profissional contábil é um dos responsáveis pelo tratamento de vários tipos de dados, é possível concluir que realizem o tratamento de dados pessoais com uma grande frequência. Diante disso, surgiu a necessidade de entender como a rotina do contador foi afetada pela LGPD. Para isso, foi realizado um levantamento por meio de um questionário que foi preenchido pelos contadores com perguntas sobre seus conhecimentos sobre a LGPD e sua rotina antes e depois da vigência da lei. Depois de analisar os dados coletados e discutir os resultados produzidos, foi percebido que a rotina profissional do contador foi pouco impactada quando a LGPD entrou em vigor. Por último, este trabalho deixou algumas recomendações para próximas pesquisas no tema.
Palavras-chave: Lei Geral de Proteção de Dados
Contadores
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARCONI, Filipe da Silva. Impacto da implementação da LGPD na rotina do contador brasileiro. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSMarconi.pdf141.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.