Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25910

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Possibilidade de inclusão de empresa componente de grupo econômico, na fase de execução trabalhista, sem participação no processo de conhecimento: uma análise à luz do devido processo legal, ampla defesa e contraditório
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Bruno Arantes
Advisor: Xavier, Juliana Benício
Abstract: O presente estudo trata do exame da controvérsia processual trabalhista acerca da possibilidade de inclusão de empresa componente de grupo econômico no polo passivo da execução, sem que tenha tomado parte da fase de cognição. Para tanto, é considerado o Direito em sua dimensão ampla, sopesando questões legais, principiológicas, doutrinárias, entendimentos jurisprudenciais e o contexto fático, considerando implicações socioeconômicas. Inicialmente, é abordado o conceito de grupo econômico, mormente, na seara trabalhista, sendo analisada a previsão e alterações legislativas, bem como o entendimento doutrinário dominante. Adiante, superada a delineação do grupo econômico, adentra-se o cerne do estudo, qual seja, a possibilidade de inclusão em execução de empresa integrante, sem que esta tenha participado da fase de conhecimento. Para tal, em primeiro momento, analisa as previsões legais celetistas e processualistas, as reformas ocorridas, o posicionamento dos tribunais e a controvérsia constitucional, que culminou na instauração do Tema 1.232, de repercussão geral reconhecida. Por fim, sopesa os princípios constitucionais em conflito e as implicações sobretudo econômicas da controvérsia.
Keywords: Devido processo legal
Execução trabalhista
Grupo econômico
Jurisprudência trabalhista
Processo de conhecimento
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERNANDES, Bruno Arantes. Possibilidade de inclusão de empresa componente de grupo econômico, na fase de execução trabalhista, sem participação no processo de conhecimento: uma análise à luz do devido processo legal, ampla defesa e contraditório. 2024. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAFernandes.pdf585.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.