Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25944

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cocoicultura no Brasil: processamento e mercado
Autor(es)/Inventor(es): Mattos, Renan Paranhos de
Tutor: Ribeiro, Bernardo Dias
Resumen: No Brasil, a cocoicultura tem relevância socioeconômica, devido à crescente demanda do setor de água de coco. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de revisão bibliográfica sobre a história da cultura do coco, seus subprodutos e o aproveitamento de seus resíduos, visando alternativas economicamente e ambientalmente favoráveis ao descarte. O desenvolvimento do projeto é de suma importância, pois se observou que o reaproveitamento da casca do coco pode ser uma forma de solução ambiental. A não reutilização dos resíduos do coco gera diversos impactos no meio ambiente como alagamentos, proliferação de vetores e liberação de gás metano. Já o uso adequado dos seus resíduos pode gerar diversos impactos positivos tanto no meio econômico, social, agrícola, industrial, artesanal e ambiental. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica, por meio de análise de artigos, livros e trabalhos de conclusão de curso em nível de graduação e pós-graduação. Como produto de utilização de resíduos do coco, utilizou-se a aplicação da sustentabilidade ambiental e geração de renda por meio do beneficiamento da casca do coco para a criação de “pingente sustentável”. Concluiu-se que os resíduos gerados a partir da utilização do coco, se bem utilizados, são fontes de novos produtos.
Materia: Produção de coco
Cocoicultura
Sustentabilidade
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-dic-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MATTOS, Renan Paranhos de. Cocoicultura no Brasil: processamento e mercado. 2024. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RPMattos.pdf770.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.