Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2601
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Peres, Rodrigo Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-04T18:59:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2601 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Web 2.0 | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Blogs | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Universitária | pt_BR |
dc.title | Ferramentas web 2.0 em unidades de informação: aspectos de divulgação e melhora contínua | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freire, Gustavo Henrique de Araújo | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Maria José Veloso da Costa | - |
dc.description.resumo | A evolução da internet e consequentemente do ambiente informático propiciou o surgimento das ferramentas Web 2.0, que por sua vez permitem a participação ativa dos usuários nos processos digitais. Com isso, o objetivo dessa monografia foi avaliar como as interações, na perspectiva de Alex Primo (2007), que ocorrem nos blogs e no site de rede social Facebook entre bibliotecários e usuários, contribuem para a divulgação e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos pelas unidades de informação, especificamente bibliotecas universitárias. Para tanto, além da revisão bibliográfica para a fundamentação teórica foram selecionados artigos científicos de bases de dados nacionais e internacionais de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que possuíam conteúdo relativo ao uso das ferramentas sociais já citadas por bibliotecas universitárias. Com a abordagem mista, esses artigos foram analisados de duas maneiras. Quantitativamente com o auxílio da estatística descritiva para a identificação numérica dos que discorrem sobre o Facebook e sobre os blogs e em relação procedência geográfica dos campos empíricos abordados. Para a análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977) nas categorias interação, uso e avaliação para posterior tratamento dos resultados, com a inferência e a interpretação. Os resultados mostraram que a atenção por parte das bibliotecas em relação as ferramentas Web 2.0 é focada na utilização, seguida da avaliação, ficando a interação com os usuários minimizada em relação as outras categorias. Conclui-se que as unidades de informação estão conseguindo divulgar os seus produtos e serviços via internet, mas não estão fazendo o uso de todo o potencial que os usuários possuem para melhorar suas atividades e processos. Ao final são sugeridas recomendações gerais para o uso eficiente e eficaz das ferramentas Web 2.0 por parte das bibliotecas universitárias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RSPeres.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.