Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2601
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Ferramentas web 2.0 em unidades de informação: aspectos de divulgação e melhora contínua |
Autor(es)/Inventor(es): | Peres, Rodrigo Silva |
Tutor: | Sá, Nysia Oliveira de |
Resumen: | A evolução da internet e consequentemente do ambiente informático propiciou o surgimento das ferramentas Web 2.0, que por sua vez permitem a participação ativa dos usuários nos processos digitais. Com isso, o objetivo dessa monografia foi avaliar como as interações, na perspectiva de Alex Primo (2007), que ocorrem nos blogs e no site de rede social Facebook entre bibliotecários e usuários, contribuem para a divulgação e para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos pelas unidades de informação, especificamente bibliotecas universitárias. Para tanto, além da revisão bibliográfica para a fundamentação teórica foram selecionados artigos científicos de bases de dados nacionais e internacionais de Biblioteconomia e Ciência da Informação, que possuíam conteúdo relativo ao uso das ferramentas sociais já citadas por bibliotecas universitárias. Com a abordagem mista, esses artigos foram analisados de duas maneiras. Quantitativamente com o auxílio da estatística descritiva para a identificação numérica dos que discorrem sobre o Facebook e sobre os blogs e em relação procedência geográfica dos campos empíricos abordados. Para a análise qualitativa foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977) nas categorias interação, uso e avaliação para posterior tratamento dos resultados, com a inferência e a interpretação. Os resultados mostraram que a atenção por parte das bibliotecas em relação as ferramentas Web 2.0 é focada na utilização, seguida da avaliação, ficando a interação com os usuários minimizada em relação as outras categorias. Conclui-se que as unidades de informação estão conseguindo divulgar os seus produtos e serviços via internet, mas não estão fazendo o uso de todo o potencial que os usuários possuem para melhorar suas atividades e processos. Ao final são sugeridas recomendações gerais para o uso eficiente e eficaz das ferramentas Web 2.0 por parte das bibliotecas universitárias. |
Materia: | Web 2.0 Interatividade Redes sociais Blogs Biblioteca Universitária |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 3-ene-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSPeres.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.