Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2602
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Para além dos muros: histórias de vida e a construção da memória na Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Amábile Grilo
Tutor: Barbosa, Maria de Fatima Sousa de Oliveira
Tutor : Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Resumen: Descreve a memória da fundação da Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes, bem como um registro das ações desenvolvidas por esta biblioteca no âmbito da comunidade da Vila da Penha. Para descrever o entorno, fez se necessário trazer reflexões sobre os conceitos de bibliotecas comunitárias e do termo comunidade. Por meio de uma busca bibliográfica (livros, artigos e folhetos) e de entrevista não estruturada foram analisadas, de maneira panorâmica, conceitos e fundamentos da história e da Biblioteconomia para serem desenvolvidos em comunhão com a memória. A prática memorialista e seu registro só fazem sentido quando disseminada através de produtos informacionais, permitindo assim uma reflexão sobre a comunidade e seu passado, presente e futuro. Não obstante, histórias de vida acrescentaram aspectos da preservação de tradições culturais e sobre a produção e socialização do conhecimento para melhor integrar a unidade de informação com o patrimônio cultural. Pensar o espaço da Vila da Penha permite a transformação efetiva da sua estrutura social, econômica e ambiental. Conclui que a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Menezes precisa de uma equipe de pessoas preparadas para ajudar e continuar o processo de construção da memória, juntamente com seu registro e materialização.
Materia: Biblioteca Comunitária
História oral
Memória
Acesso à informação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-ene-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AGSilva.pdf682.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.