Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2606
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Infográficos: análise e indexação de imagens pictóricas sob a perspectiva da linguística documentária e da Semiótica, no campo da Organização do Conhecimento
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Aline Rodrigues
Orientador: Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira
Coorientador: Santos, Maria José Veloso da Costa
Resumo: Propõe o desenvolvimento de procedimentos de análise documentária e de indexação de imagens pictográficas, especificamente infográficas, sob a perspectiva teórica e metodológica da Linguística Documentária na Organização do Conhecimento. O objetivo é analisar os infográficos no contexto da Linguística Documentária e, assim, contribuir para a análise documentária e indexação temática de imagens pictográficas, bem como dar maior visibilidade ao gênero discursivo infográfico como fonte informacional, que apresenta e sintetiza informações de forma híbrida e atraente para os usuários. Nesse sentido, para a fundamentação teórica, ratificando teorias e metodologias que promovem o diálogo da Linguística com a Biblioteconomia e a Ciência da Informação, são considerados estudos na área de semiótica, análise documentária, indexação de imagens iconográficas, gênero discursivo híbrido, linguística documentária e organização do conhecimento. A partir daí, para a composição da amostra da pesquisa, foram selecionados doze infográficos, que foram processados visando à identificação e à representação de informações visuais gráficas imagéticas e textuais. Com o intuito de ratificar a relevância dos infográficos, como fonte de informação, foi enviado um questionário a alguns pesquisadores. Assim, o método que será utilizado para realização da pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória, com o intuito de coletar dados e analisá-los. O procedimento de análise e indexação ocorreu em três etapas, através da seleção dos conceitos, construção do texto documentário e indexação temática. O resultado e análise das respostas do questionário confirmaram a relevância do gênero em análise, contribuindo para a síntese de informações textuais e gráficas. Conclui-se que, cada vez mais, é preciso tornar as informações atrativas e sucintas, para o leitor, e que a comunicação científica deve usar essas ferramentas para fins comunicativos de pesquisas.
Palavras-chave: Visualização
Análise documentária
Indexação de imagens
Semiótica
Linguagens documentárias
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Aline_Rodrigues.pdf4.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.