Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26093

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um olhar sobre o vazio na pintura: reflexões acerca dos excessos das redes sociais
Author(s)/Inventor(s): Silva, Nathalia Pereira Izidio da
Advisor: Sekiguchi, Julio Ferreira
Abstract: Por meio de pinturas com mínima materialidade sobre o plano pictórico, em conjunto com espaços predominantemente vazios na composição, busco desenvolver obras que apresentem uma reflexão sobre como a tsunami de imagens e informações compartilhadas na internet tem sobrecarregado nossa mente. O consumo constante de redes sociais, a superprodutividade e excesso de positividade nos deixam em estado de exaustão, prejudicando nossa qualidade de vida. A partir das leituras dos livros A sociedade do cansaço e Não-coisas, de Byung-Chul Han, encontrei bases que explicam esse incômodo com nossa imersão no mundo virtual e a importância de aprendermos a descansar de verdade, convivendo com sensações como o tédio profundo, a sensação de vazio, o silêncio e o estar presente — estados que hoje são frequentemente ocupados pelo uso de smartphones. Assim, recorro aos quadros e aos títulos dos trabalhos para estabelecer uma conexão visual e conceitual dessas ideias.
Keywords: Abstração
Redes sociais
Visão
Abstraction
Social media
Vision
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Nathalia Pereira Izidio da. Um olhar sobre o vazio na pintura: reflexões acerca dos excessos das redes sociais. 2024. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pintura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NPISilva.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.