Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26093

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um olhar sobre o vazio na pintura: reflexões acerca dos excessos das redes sociais
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Nathalia Pereira Izidio da
Orientador: Sekiguchi, Julio Ferreira
Resumo: Por meio de pinturas com mínima materialidade sobre o plano pictórico, em conjunto com espaços predominantemente vazios na composição, busco desenvolver obras que apresentem uma reflexão sobre como a tsunami de imagens e informações compartilhadas na internet tem sobrecarregado nossa mente. O consumo constante de redes sociais, a superprodutividade e excesso de positividade nos deixam em estado de exaustão, prejudicando nossa qualidade de vida. A partir das leituras dos livros A sociedade do cansaço e Não-coisas, de Byung-Chul Han, encontrei bases que explicam esse incômodo com nossa imersão no mundo virtual e a importância de aprendermos a descansar de verdade, convivendo com sensações como o tédio profundo, a sensação de vazio, o silêncio e o estar presente — estados que hoje são frequentemente ocupados pelo uso de smartphones. Assim, recorro aos quadros e aos títulos dos trabalhos para estabelecer uma conexão visual e conceitual dessas ideias.
Palavras-chave: Abstração
Redes sociais
Visão
Abstraction
Social media
Vision
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Nathalia Pereira Izidio da. Um olhar sobre o vazio na pintura: reflexões acerca dos excessos das redes sociais. 2024. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Pintura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NPISilva.pdf3.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.