Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26108

Tipo: Dissertação
Título: Jogando e aprendendo a viver : sobre a utilização de jogos de tabuleiro na educação, um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Adissi, Marcos Carlos
Orientador: Bartholo Júnior, Roberto dos Santos
Resumo: Esta dissertação aborda o fenômeno dos jogos e sua presença ao longo da história humana e nos mais diversos campos do saber. Faz isso, inicialmente, a partir de um extenso levantamento bibliográfico da noção de jogo relativo ao histórico, definições, tipos e características dos jogos presente nos estudos seminais de Johan Huizinga e Roger Caillois, interligando-os aos conceitos de ritual, drama social e liminaridade de Victor Turner, aos estudos da performance de Richard Schechner e à teoria dos estados de fluxo de Csikszentmihalyi. Além disso, debruça-se em um estudo empírico, acompanhado por meio da vivência etnográfica e da observação participante em uma Oficina de Jogos de Tabuleiro (board games) configurada enquanto proposta de educação em uma escola na cidade do Rio de Janeiro, a fim de melhor compreender como concretamente, nos dias de hoje, uma atividade com jogos aplicada no ambiente escolar pode ter repercussões na construção do conhecimento de si e do mundo, bem como na refração e produção de um ethos de grupo que, ecoando entre o jogo e a vida, é capaz de atuar na construção, no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de habilidades e competências sociais, culturais e existenciais nos sujeitos que dela participam.
Resumo: This thesis addresses the phenomenon of games and their presence throughout human history, as well as in the most diverse fields of knowledge. This is initially achieved by carrying out an extensive bibliographical survey on the notion of game regarding its history, definitions, types and features of the games existing in the seminal studies by Johan Huizinga and Roger Caillois, connecting them Victor Turner’s concepts of ritual, social drama and liminality, to Richard Schechner’s performance studies and Csikszentmihalyi’s flow theory. Additionally, it focuses on an empirical study, followed by ethnographic experience and participant observation in a Board Games Workshop configured as a proposal for education in a school in the city of Rio de Janeiro, Brazil, in order to better understand how, nowadays, an activity with games applied in the school environment can concretely have repercussions in the construction of one self’s knowledge and that of the world, as well as in the refraction and production of a group ethos that, echoing between game and life, is capable of acting in the construction, development and improvement of social, cultural and existential skills and competences in the subjects that take part in it.
Palavras-chave: Jogos de tabuleiro
Educação
Jogos educativos
Desenvolvimento de competências
Educação lúdica
Processo ensino aprendizagem
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::PROCESSOS DE TRABALHO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ADISSI, Marcos Carlos. Jogando e aprendendo a viver: sobre a utilização de jogos de tabuleiro na educação, um estudo de caso. 2021. 287 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
944556.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.