Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26180

Tipo: Dissertação
Título: Educação empreendedora nas escolas de engenharia: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es)/Inventor(es): Ramos Campana Silva, Bruno
Orientador: Pereira da Silva, Édison Renato
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o fenômeno de inclusão intencional de entrepreneurship education no âmbito das escolas de engenharia. Para isso, executou-se uma revisão sistemática da literatura, de modo a aproveitar a grande e ainda inexplorada quantidade de relatos de intervenções — i.e., o conjunto de ações executadas para modificar de alguma forma o sistema educacional — feitas em escolas de engenharia para incluir de algum modo educação empreendedora. O que observou-se é que o fenômeno decorre por meio de mudança em um subconjunto dos doze elementos dos respectivos sistemas educacionais das escolas de engenharia: (1) abordagens pedagógicas; (2) ementa; (3) habilidades e competências; (4) stakeholders externos; (5) avaliação dos estudantes; (6) infraestrutura; (7) corpo docente; (8) academic entrepreneurship; (9) financiamento; (10) ecossistema empreendedor; (11) cultura organizacional; e (12) startups. A despeito das mudanças ocorrerem nos mesmos elementos dos respectivos sistemas educacionais, observou-se grande heterogeneidade nas ações de intervenção decorrentes em cada caso. E o entendimento dessas diferenças e das particularidades de cada caso se dá pela análise das diferentes ações ocorridas em cada elemento supracitado unido a um conjunto de critérios de avaliação do todo das intervenções: (1) conceito usado para EEiEE; (2) razões para inclusão de EEiEE; (3) forma de se fazer EEiEE; (4) amplitude da inclusão de EEiEE; (5) profundidade da inclusão de EEiEE; e (6) nível da mudança transcorrida na escola de engenharia. Pela união do conjunto de intervenções nos elementos do sistema educacional das escolas com o conjunto de critérios de avaliação do todo das mudanças, obteve-se um modelo descritivo do fenômeno, passível de ser aplicado tanto na compreensão do fenômeno como um todo quanto como lente para investigação de casos específicos
Resumo: This research aimed to investigate the phenomenon of intentional inclusion of entrepreneurship education within engineering schools. For this, a systematic review of the literature was carried out in order to take advantage of the large and still unexplored amount of reports of interventions — i.e., the set of actions performed to somehow modify the educational system — carried out in schools engineering to somehow include entrepreneurial education. What was observed is that the phenomenon occurs through a change in a subset of the twelve elements of the respective educational systems of engineering schools: (1) pedagogical approaches; (2) syllabus; (3) skills and competencies; (4) external stakeholders; (5) student assessment; (6) infrastructure; (7) faculty; (8) academic entrepreneurship; (9) financing; (10) entrepreneurial ecosystem; (11) organizational culture; and (12) startups. Despite the changes occurring in the same elements of the respective educational systems, significant heterogeneity in the intervention actions arose in each case. Moreover, the understanding of these differences and the particularities of each case is achieved through the analysis of the different actions that took place in each aforementioned element together with a set of evaluation criteria for the whole of the interventions: (1) concept used for EEiEE; (2) reasons for including EEiEE; (3) way of doing EEiEE; (4) extent of EEiEE inclusion; (5) depth of EEiEE inclusion; and (6) level of change in the engineering school. By joining the set of interventions in the elements of the educational system of schools with the set of criteria for evaluating the whole of the changes, a descriptive model of the phenomenon was obtained, which can be applied both in understanding the phenomenon as a whole and as a lens for investigation of specific cases
Palavras-chave: Engenharia - Estudo e ensino
Escolas de engenharia
Sistema educacional
Abordagens pedagógicas
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Bruno Ramos Campana. Educação empreendedora nas escolas de engenharia: uma revisão sistemática da literatura. 2022. 199 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

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