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Tipo: Tese
Título: Mapeamento do fluxo de valor de uma jornada de compra sob a ótica do cliente: ampliando conceitos, representações e indicadores-chave de desempenho com base em um estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): de Aragão Guimarães, Leonardo
Orientador: Guimarães Marujo, Lino
Resumo: Com o objetivo de melhorar a experiência de compra para clientes e provedores, este trabalho apresenta uma base conceitual ampliando a compreensão, representação, mapeamento e mensuração usuais das diferentes etapas de valor e não valor de uma Jornada de Compra do Cliente (JCC). Inspirada nos preceitos do Pensamento Enxuto, com ênfase no Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), a abordagem é baseada em uma análise aprofundada de uma aquisição real de um produto customizado (um celular) durante a pandemia de covid-19. O estudo demonstra diferentes tipos de estágios de consumo, valores e desperdícios para a JCC. Isso permitiu o desenvolvimento de uma formulação matemática – denominada Engenharia da Jornada do Cliente (EJC) – orientado por 16 Indicadores Chave de Desempenho (ICD) e a partir da qual podem ser identificadas melhorias. Também foi concebido o Método da Jornada Ideal do Cliente (MJIC) envolvendo cinco etapas metodológicas que podem ser seguidas de forma interativa e iterativa para aplicação do EJC na escolha ou melhoria da JCC. Exemplificando com aquelas cujas implementações não requerem maiores esforços ou custos, os seguintes resultados podem ser obtidos prontamente no caso estudado: redução de 96 horas de atividades sem valor, melhoria de aproximadamente 15% do índice estabelecido de satisfação e perdas evitadas no valor de US$ 50 para o cliente analisado. Independentemente do contexto em questão, esta investigação procura identificar e definir com precisão quaisquer elementos universais comuns, muitas vezes esquecidos, que constituem a estrutura de qualquer JCC e são cruciais para a sua compreensão e aperfeiçoamento
Resumo: Aiming at improving the buying experience for both customers and providers, this research paper presents a conceptual basis expanding the usual understanding, representation, mapping and measurements of the different value and non-value stages of a Customer Purchase Journey (CPJ). Inspired by the precepts of Lean Thinking, with emphasis on the Value Stream Mapping (VSM) method, the approach is based on an indepth analysis of a real e-commerce acquisition of an electronic customised product (a mobile phone) during the covid-19 pandemic. The study demonstrates different types of consumer stages, values and wastes for the CPJ. This allowed the development of a mathematical formulation – named Customer Journey Engineering (CJE) – from which improvements of the different categories can be identified. Use of the CJE was guided by 16 Key Performance Indicators (KPI), while focusing on customer satisfaction and improving provider competitiveness. We also conceived the Ideal Customer Journey Method (ICJM) for applying CJE to the customer's choice or in the customer purchase journey improvement. Exemplifying with those whose implementations require no further efforts or costs, the following results could be readily obtained in the case studied: a reduction of 96 hours of non-value activities, an improvement of approximately 15% of the established index for customer satisfaction and avoidance of loss worth US$ 50 for the analysed customer. Regardless of the context in question, this investigation attempts to identify and precisely define any common universal elements, often overlooked, which constitute the structure of any CPJ and are crucial for its understanding and improvement
Palavras-chave: Serviços ao cliente
Pesquisa de comportamento do consumidor
Comportamento do consumidor - Modelos matemáticos
Satisfação do consumidor
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Unidade produtora: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GUIMARÃES, Leonardo de Aragão. Mapeamento do fluxo de valor de uma jornada de compra sob a ótica do cliente: ampliando conceitos, representações e indicadores-chave de desempenho com base em um estudo de caso. 2022. 89 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
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