Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26227

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Guia alimentar para a população brasileira: uma proposta de sequência didática utilizando a química na educação alimentar
Autor(es)/Inventor(es): Leal, Bruna Borges
Tutor: Amado, Roberto Salgado
Resumen: Este trabalho tem a finalidade de estruturar uma sequência didática (SD) para o ensino de Química tendo como texto base o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) e fundamentada na Educação Alimentar e Nutricional. Para isto, a fundamentação teórica a respeito do GAPB contém um arcabouço de temas para entender o documento destinado para a população brasileira, publicado pelo Estado brasileiro. Logo, o desencadeamento de acontecimentos quanto à alimentação nacional e medidas públicas são tão importantes de serem conhecidas para este fim. De acordo com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – Lei no 11.346/2006, é direito humano a alimentação adequada, bem como quanto a soberania alimentar. Esta lei possibilitou que a Segurança Alimentar e Nutricional passasse a ser considerada política de Estado. Nesse interim, diversas políticas públicas de importância ímpar para o povo brasileiro foram geradas, uma delas foi a publicação do GAPB em 2014. O guia foi inovador quanto à classificação de alimentos, classificando-os quanto a sua extensão de processamento. Essa classificação recomenda refeições baseadas em alimentos in natura, desaprovando alimentos ultraprocessados (AUPs). Isto se dá devido à diversas pesquisas que expõem os perigos dos AUPs e sua relação com a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – como diabetes, pressão alta, alguns tipos de cânceres e outras. O guia recomenda também um consumo consciente de óleos, gorduras, sal e açúcar. Portanto, a SD proposta visa levar a temática dos carboidratos à sala de aula a fim de tornar consciente o consumo de açúcares e a alimentação, sendo proposto ao educador que trabalhe com os alunos questões cotidianas, comuns à realidade dos lares brasileiros quanto à alimentação e à nutrição, bem como de políticas públicas. A SD contém um espaço de reflexão sobre os alimentos que são consumidos, além de propor a exposição de um documentário curto a respeito da jornada dupla de mulheres chefes de família, realizada com o intuito de gerar conscientização quanto às barreiras que impedem famílias de terem acesso à alimentação adequada.
Materia: Educação alimentar e nutricional
Guia Alimentar para a População Brasileira
Ensino de química
Sequência Didática
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BBLeal.pdf482.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.