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http://hdl.handle.net/11422/26227
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Guia alimentar para a população brasileira: uma proposta de sequência didática utilizando a química na educação alimentar |
| Autor(es)/Inventor(es): | Leal, Bruna Borges |
| Tutor: | Amado, Roberto Salgado |
| Resumen: | Este trabalho tem a finalidade de estruturar uma sequência didática (SD) para o ensino de Química tendo como texto base o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) e fundamentada na Educação Alimentar e Nutricional. Para isto, a fundamentação teórica a respeito do GAPB contém um arcabouço de temas para entender o documento destinado para a população brasileira, publicado pelo Estado brasileiro. Logo, o desencadeamento de acontecimentos quanto à alimentação nacional e medidas públicas são tão importantes de serem conhecidas para este fim. De acordo com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – Lei no 11.346/2006, é direito humano a alimentação adequada, bem como quanto a soberania alimentar. Esta lei possibilitou que a Segurança Alimentar e Nutricional passasse a ser considerada política de Estado. Nesse interim, diversas políticas públicas de importância ímpar para o povo brasileiro foram geradas, uma delas foi a publicação do GAPB em 2014. O guia foi inovador quanto à classificação de alimentos, classificando-os quanto a sua extensão de processamento. Essa classificação recomenda refeições baseadas em alimentos in natura, desaprovando alimentos ultraprocessados (AUPs). Isto se dá devido à diversas pesquisas que expõem os perigos dos AUPs e sua relação com a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis – como diabetes, pressão alta, alguns tipos de cânceres e outras. O guia recomenda também um consumo consciente de óleos, gorduras, sal e açúcar. Portanto, a SD proposta visa levar a temática dos carboidratos à sala de aula a fim de tornar consciente o consumo de açúcares e a alimentação, sendo proposto ao educador que trabalhe com os alunos questões cotidianas, comuns à realidade dos lares brasileiros quanto à alimentação e à nutrição, bem como de políticas públicas. A SD contém um espaço de reflexão sobre os alimentos que são consumidos, além de propor a exposição de um documentário curto a respeito da jornada dupla de mulheres chefes de família, realizada com o intuito de gerar conscientização quanto às barreiras que impedem famílias de terem acesso à alimentação adequada. |
| Materia: | Educação alimentar e nutricional Guia Alimentar para a População Brasileira Ensino de química Sequência Didática |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Unidade de producción: | Instituto de Química |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 2024 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Química |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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