Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26228
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Proposta de sequência didática sobre a temática “drogas” como estratégia de ensino focada na redução de danos |
| Author(s)/Inventor(s): | Rodrigues, Camila Ornellas Lobo |
| Advisor: | Silva, Joaquim Fernando Mendes da |
| Abstract: | O ensino de Química enfrenta desafios em contextualizar temas sociais relevantes, como o uso de drogas, de forma crítica e informativa. Este trabalho propõe uma sequência didática focada na temática das drogas, com ênfase na estratégia de redução de danos, conectando os conteúdos curriculares com questões sociais contemporâneas. A redução de danos é abordada como uma prática educativa que busca minimizar os impactos negativos associados ao uso de substâncias psicoativas, promovendo a conscientização e o diálogo respeitoso, sem estigmatizar ou moralizar comportamentos. A sequência didática é estruturada de forma a oferecer uma organização pedagógica clara e articulada, com atividades planejadas para favorecer a aprendizagem ativa e reflexiva dos alunos. Fundamentada em referenciais epistemológicos e teórico-pedagógicos, a proposta destaca a importância da aprendizagem significativa e do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) e jogos didáticos. A metodologia adota práticas interdisciplinares e coloca o aluno como protagonista, promovendo um ambiente de respeito e inclusão, no qual o diálogo crítico sobre o uso de substâncias psicoativas é incentivado. Espera-se que a sequência didática promova a conscientização dos estudantes, integrando teoria e prática para desenvolver competências científicas e sociais. Conclui-se que essa abordagem favorece uma educação reflexiva e cidadã, contribuindo para a formação de indivíduos mais preparados para tomar decisões responsáveis em relação à temática das drogas. |
| Keywords: | Ensino de Química Sequência Didática Drogas Redução de Danos Tecnologias da Informação e Comunicação Objetos Virtuais de Aprendizagem Jogos didáticos e Saúde |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Production unit: | Instituto de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 10-Dec-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| COLRodrigues.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.