Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26228

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Proposta de sequência didática sobre a temática “drogas” como estratégia de ensino focada na redução de danos
Author(s)/Inventor(s): Rodrigues, Camila Ornellas Lobo
Advisor: Silva, Joaquim Fernando Mendes da
Abstract: O ensino de Química enfrenta desafios em contextualizar temas sociais relevantes, como o uso de drogas, de forma crítica e informativa. Este trabalho propõe uma sequência didática focada na temática das drogas, com ênfase na estratégia de redução de danos, conectando os conteúdos curriculares com questões sociais contemporâneas. A redução de danos é abordada como uma prática educativa que busca minimizar os impactos negativos associados ao uso de substâncias psicoativas, promovendo a conscientização e o diálogo respeitoso, sem estigmatizar ou moralizar comportamentos. A sequência didática é estruturada de forma a oferecer uma organização pedagógica clara e articulada, com atividades planejadas para favorecer a aprendizagem ativa e reflexiva dos alunos. Fundamentada em referenciais epistemológicos e teórico-pedagógicos, a proposta destaca a importância da aprendizagem significativa e do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) e jogos didáticos. A metodologia adota práticas interdisciplinares e coloca o aluno como protagonista, promovendo um ambiente de respeito e inclusão, no qual o diálogo crítico sobre o uso de substâncias psicoativas é incentivado. Espera-se que a sequência didática promova a conscientização dos estudantes, integrando teoria e prática para desenvolver competências científicas e sociais. Conclui-se que essa abordagem favorece uma educação reflexiva e cidadã, contribuindo para a formação de indivíduos mais preparados para tomar decisões responsáveis em relação à temática das drogas.
Keywords: Ensino de Química
Sequência Didática
Drogas
Redução de Danos
Tecnologias da Informação e Comunicação
Objetos Virtuais de Aprendizagem
Jogos didáticos e Saúde
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COLRodrigues.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.