Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26250

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReinaldim, Ivair-
dc.contributor.authorBarros, Sarah Jansen-
dc.date.accessioned2025-07-03T17:55:57Z-
dc.date.available2025-07-05T03:00:09Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationBARROS, Sarah Jansen. Mário Barata: biografia intelectual e percepções sobre o ensino e a pesquisa em história da arte no Brasil. 2024. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de História da Arte, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26250-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectBiografiapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectBiographypt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleMário Barata: biografia intelectual e percepções sobre o ensino e a pesquisa em história da arte no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8262670584863922pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4796976111180796pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Ivan Coelho de-
dc.contributor.referee2Pereira, Sonia Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215951323937810pt_BR
dc.description.resumoConcentrando-se no vínculo intrínseco entre a vida e as ideias e percepções presentes na obra de um indivíduo, o corrente trabalho de conclusão de curso propõe reconstituir parte do percurso de formação de Mário Barata [1921-2007] – intelectual de base ampla que apresentou uma forte militância a favor do desenvolvimento de práticas de ensino e pesquisa em História da Arte no Brasil –, no período entre a segunda metade da década de 1930 e o final da década de 1960, e associar sua vivência com as suas percepções sobre ensino e pesquisa em História da Arte no Brasil. Assim, investigamos o seguimento de sua formação intelectual, já integrando este com algumas de suas ideias, para, logo, reforçar essa perspectiva a partir de três importantes textos da bibliografia de Mário Barata que abordam e esclarecem diversos pontos da concepção de aperfeiçoamento científico e pedagógico considerados necessários por Barata a fim de consolidar a História da Arte no país. Para tal feito, apoia-se tanto na noção de “Biografia Intelectual”, descrita no escrito “O desafio biográfico” (2009), de François Dosse, quanto na definição de “História Cultural”, proposta por Roger Chartier, no livro “A mão do autor e a mente do editor” (2014), descobrindo o potencial de um estudo que associa a vida e a obra através de um olhar que evidencia os arquivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SJBarros.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.