Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26388

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Healthwashing: a saudabilidade como estratégia de comunicação de marketing da Mãe Terra
Author(s)/Inventor(s): Teixeira, Brenda Garcia do Nascimento
Advisor: Rett, Lucimara
Abstract: O healthwashing é uma estratégia utilizada pelas marcas para associar produtos não saudáveis a benefícios para a saúde, criando uma ilusão de saudabilidade. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso do healthwashing como uma estratégia de comunicação de marketing em marcas de produtos alimentícios ultraprocessados que se apresentam como opções mais saudáveis em relação aos produtos que não possuem a intenção de parecerem saudáveis. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com viés observacional e interpretativo, analisando a comunicação de marketing da marca Mãe Terra, dada a sua relevância atual no mercado de alimentação saudável. A análise busca identificar como a comunicação derivada de uma parceria esportiva e as embalagens dos produtos da marca contribuem para a construção da imagem saudável, desconsiderando a verdadeira composição nutricional dos produtos. Com o aumento da conscientização sobre saúde e nutrição, é fundamental que os consumidores desenvolvam habilidades críticas para reconhecer alegações enganosas e sejam capazes de diferenciar informações nutricionais de informações de marketing, promovendo um ambiente alimentar mais transparente e responsável.
Keywords: Comunicação em marketing
Marca de produtos
Marketing de alimentos
Healthwashing
Communication in marketing
Branding
Food marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TEIXEIRA, Brenda Garcia do Nascimento. Healthwashing: a saudabilidade como estratégia de comunicação de marketing da Mãe Terra. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RIo de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BGNTeixeira.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.