Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26389

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Serviço Social, ética e formação social brasileira: debate introdutório sobre o procedimento de entrega legal para adoção
Autor(es)/Inventor(es): Santana, Juliana da Silva
Orientador: Rodrigues, Mavi Pacheco
Resumo: Esta monografia apresenta reflexões introdutórias sobre as tensões do compromisso ético progressista e a influência do neoconservadorismo no procedimento de entrega voluntária, com foco na atuação de assistentes sociais em uma Vara de Infância, Adolescência e Idoso do Judiciário. Discute-se o neoconservadorismo como parte da moralidade brasileira e a necessidade de retomar o debate ético com viés marxista, alinhado ao Projeto Ético-Político do Serviço Social cuja intenção seja a ruptura com o conservadorismo e a transformação social. A pesquisa realiza uma análise crítica a respeito do procedimento de entrega voluntária, a partir da prática profissional do Serviço Social.
Palavras-chave: Ética profissional
Assistentes sociais
Entrega voluntária
Adoção
Social worker
Voluntary Delivery for Adoption
Professional ethics
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTANA, Juliana da Silva. Serviço Social, ética e formação social brasileira: debate introdutório sobre o procedimento de entrega legal para adoção. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSSantana.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.