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http://hdl.handle.net/11422/26418
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Nova.gg: uma plataforma de incentivo à participação feminina nos e-sports |
| Autor(es)/Inventor(es): | Jacurú, Luana Kamille Batista |
| Orientador: | Heinrich, Fabiana Oliveira |
| Resumo: | Este trabalho de Conclusão de Curso explora o universo dos jogos eletrônicos competitivos, com ênfase na experiência feminina e nos desafios de inclusão de gênero. Iniciamos com uma análise da popularidade crescente dos e-sports, destacando o papel do streaming e da audiência na expansão desse mercado. Em seguida, abordamos teoricamente questões como a representação de gênero nos jogos, o impacto dos estereótipos de gênero no desempenho feminino em ambientes competitivos e a participação das mulheres nos e-sports. Para entender melhor essas questões, aplicamos um questionário com o objetivo de coletar dados sobre as percepções e experiências das mulheres, o que nos ajudou a ter uma visão mais clara das dificuldades que elas enfrentam nesse ambiente, que é predominantemente masculino. Além da parte teórica da coleta de dados qualitativos e quantitativos, desenvolvemos e prototipamos uma plataforma digital chamada “nova.gg”. Essa plataforma foi pensada para ser um espaço seguro e inclusivo para todos os jogadores, independentemente de gênero. O projeto prático foi desenvolvido utilizando a ferramenta Figma, e o processo projetual considerou aspectos de acessibilidade e usabilidade, com o objetivo de criar uma interface intuitiva e acolhedora. |
| Palavras-chave: | Jogos eletrônicos Esporte eletrônico e-sports Electronic games |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
| Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 16-Ago-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | JACURÚ, Luana Kamille Batista. Nova.gg: uma plataforma de incentivo à participação feminina nos e-sports. 2024. 94 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Comunicação Visual Design |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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