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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Nova.gg: uma plataforma de incentivo à participação feminina nos e-sports
Autor(es)/Inventor(es): Jacurú, Luana Kamille Batista
Orientador: Heinrich, Fabiana Oliveira
Resumo: Este trabalho de Conclusão de Curso explora o universo dos jogos eletrônicos competitivos, com ênfase na experiência feminina e nos desafios de inclusão de gênero. Iniciamos com uma análise da popularidade crescente dos e-sports, destacando o papel do streaming e da audiência na expansão desse mercado. Em seguida, abordamos teoricamente questões como a representação de gênero nos jogos, o impacto dos estereótipos de gênero no desempenho feminino em ambientes competitivos e a participação das mulheres nos e-sports. Para entender melhor essas questões, aplicamos um questionário com o objetivo de coletar dados sobre as percepções e experiências das mulheres, o que nos ajudou a ter uma visão mais clara das dificuldades que elas enfrentam nesse ambiente, que é predominantemente masculino. Além da parte teórica da coleta de dados qualitativos e quantitativos, desenvolvemos e prototipamos uma plataforma digital chamada “nova.gg”. Essa plataforma foi pensada para ser um espaço seguro e inclusivo para todos os jogadores, independentemente de gênero. O projeto prático foi desenvolvido utilizando a ferramenta Figma, e o processo projetual considerou aspectos de acessibilidade e usabilidade, com o objetivo de criar uma interface intuitiva e acolhedora.
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Esporte eletrônico
e-sports
Electronic games
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Ago-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: JACURÚ, Luana Kamille Batista. Nova.gg: uma plataforma de incentivo à participação feminina nos e-sports. 2024. 94 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
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