Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26421

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise temporal dos óbitos por aids no município de Ribeirão Preto no período de 1987 a 2011 e sua aplicação na avaliação em saúde
Autor(es)/Inventor(es): Sotero, Bernardo Paulino
Orientador: Sancho, Leyla Gomes
Coorientador: Torres, Tania Zdenka Guillén de
Resumo: A avaliação em saúde é indispensável para uma gestão mais eficiente, contribuindo para um planejamento de ações mais eficazes, diante das necessidades de saúde da população. Diante dos desafios geográficos, demográficos e epidemiológicos para o efetivo cumprimento de seus deveres para com a saúde da população, o Estado Brasileiro precisa avaliar constantemente seu modelo de funcionamento, suas políticas e estratégias para superação dos problemas em saúde. Além dos principais modelos de Avaliação em Saúde, a Epidemiologia aplicada à avaliação da saúde também pode contribuir para que os sistemas de saúde se aproximem das demandas populacionais de forma mais efetiva, repensando desenhos de estudo, adotando escolhas teóricas e metodológicas mais adequadas à complexidade dos problemas que emergirem. Na Saúde Pública estudos de observação temporal podem ser úteis à tomada de decisão, uma vez que fornecem subsídios para caracterização de tendências, bem como situações emergenciais. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), para o ano de 2013, por volta de 35 milhões [33.1 – 37.2 milhões] de pessoas vivem com HIV/AIDS no mundo e 1.5 [1.4 – 1.7 milhões] milhões de mortes por HIV/AIDS foram estimadas, sendo que 190.000 [170-220 mil] destes óbitos acometeram menores de 15 anos em 2013. Assim, conduzimos um estudo descritivo que teve como objetivo o reconhecimento do perfil de mortalidade por HIV/AIDS no Município de Ribeirão Preto, São Paulo – Brasil, no período de 1987-2011, avaliando sua tendência e utilizando a Análise Temporal de dados epidemiológicos para sua ilustração. Para o reconhecimento deste perfil foram calculadas as Taxas Bruta de Mortalidade por AIDS, Específica de Mortalidade por sexo de AIDS, Taxa de Mortalidade por AIDS Padronizada por idade, a Taxa de Mortalidade por AIDS Padronizada por idade e Sexo e para a avaliação de tendência foi utilizado a técnica de alisamento conhecida como “Lowess” para produção de Curvas Suavizadas. Podemos concluir que o município de Ribeirão Preto tem melhorado seus indicadores de mortalidade por AIDS ao longo dos anos estudados, embora passe por um período de quase manutenção (estabilidade) das taxas nos últimos anos.
Palavras-chave: Síndrome de imunodeficiência adquirida
Avaliação em saúde
Saúde pública
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Jul-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOTERO, Bernardo Paulino. Análise temporal dos óbitos por aids no município de Ribeirão Preto no período de 1987 a 2011 e sua aplicação na avaliação em saúde. 2014. 38 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPSotero.pdf437.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.