Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26424

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Sistema Único de Saúde (SUS): despesas com saúde e desigualdade entre os entes federados
Autor(es)/Inventor(es): Henriques, Carolina Soares
Tutor: Cardoso, Artur Monte
Resumen: O Sistema Único de Saúde (SUS) representa um marco na garantia do direito universal à saúde. A Constituição Federal (CF) estabeleceu a saúde como um direito fundamental e dever do Estado e definiu que o financiamento da saúde seria responsabilidade da União, estados e municípios. No entanto, deixou lacunas na forma de sua implementação, especialmente em relação à organização, funcionamento, e financiamento, gerando incertezas sobre a alocação de recursos do SUS. A partir disso, este trabalho teve como objetivo comparar as despesas absolutas e per capita dos diferentes entes federados no SUS para identificar a desigualdade regional no gasto com saúde por meio de uma revisão documental. Justifica-se a análise para que sejam levantados os pontos positivos e os pontos insuficientes, gerando dados e argumentos científicos para que as políticas públicas possam ser melhor direcionadas aos elementos mais vulneráveis. A análise revela que, apesar da despesa total com saúde ser comparável a de outros países, o gasto público é insuficiente e mal distribuído, resultando em desigualdades regionais e na dependência de recursos privados e/ou de mais repasses entre os entes federados.
Materia: Sistema Único de Saúde
Gastos em saúde
Financiamento dos sistemas de saúde
Mensuração das desigualdades em saúde
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-jun-2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : HENRIQUES, Carolina Soares. Sistema Único de Saúde (SUS): despesas com saúde e desigualdade entre os entes federados. 2025. 38 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSHenriques.pdf324.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.