Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26428

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Imagens em redes sociais: uma outra forma de interação
Autor(es)/Inventor(es): Martins, Marco Antonio de Oliveira
Orientador: Heinrich, Fabiana Oliveira
Resumo: Imagens em redes sociais: uma outra forma de interação é um Trabalho de Conclusão de Curso que busca entender e explorar uma outra forma de interação do usuário com a imagem na contemporaneidade das redes sociais. A exploração tem como objetivo o desenvolvimento de uma rede social que sirva como espaço para uma “recusa no lugar”, contra a economia da atenção que rege o funcionamento das redes sociais a partir de conceitos estabelecidos por Jenny Odell (2021). O trabalho parte de uma fundamentação teórica dos conceitos de imagem e redes sociais, cruzando essa base com o entendimento de que as redes sociais contemporâneas priorizam a visualização e o compartilhamento em detrimento à veracidade dos conteúdos postados. Também produzimos uma análise de plataformas de redes sociais baseadas em imagens e de imagens que circulam nesses meios, com o fim de entender como o modelo se apresenta e o impacto gerado por ele na comunicação online. Por fim, utilizamos a metodologia de cinco planos de Jesse James Garret (2011) para o desenvolvimento de um ambiente virtual baseado na comunicação por imagens que funcione como um contraponto para o modelo-comum atual.
Palavras-chave: Imagem
Redes sociais
Comunicação
Atenção
Image
Social networks
Communication
Attention
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Ago-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARTINS, Marco Antonio de Oliveira. Imagens em redes sociais: uma outra forma de interação. 2024. 112 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAOMartins.pdf2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.