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http://hdl.handle.net/11422/26458
| Especie: | Trabalho de conclusão de especialização |
| Título : | Reflexões sobre o uso excessivo das mídias digitais na gestação da geração Z |
| Autor(es)/Inventor(es): | Freitas, Daniella de Souza |
| Tutor: | Maia, Marisa Schargel |
| Resumen: | Reflexões sobre o uso excessivo das mídias digitais na Gestação da Geração Z monografia apresentada ao programa de Pós-graduação do Instituto de Estudos em Atenção Materno Primária Infantil pela Maternidade Escola – Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos para obtenção do Título de Especialista– Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2025. O objetivo do artigo é focalizar a Gestação como fase estruturante do desenvolvimento Psicológico do ser humano trazendo novas reflexões acerca do uso excessivo e indiscriminado das tecnologias chamadas Mídias Sociais durante a gestação de jovens da geração Z. os chamados ‘nativos digitais’, nascidos entre 1997-2010. Compreender como se dá essa Gestação em uma dimensão em que virtualidade e realidade se confundem criando um novo campo a ser estudado. Sob essa perspectiva, convém ressaltar que o contato com as ferramentas tecnológicas tem sido induzido cada vez mais desde a infância. O consumo recreativo do digital pela nova geração é uma avalanche em termos de tecnologias digitais. Logo o contato virtual nesse tempo aponta para uma possível influência na sociedade futura. dessa forma, verificar a qualidade da relação entre a jovem mãe, o bebê imaginário, que existe antes mesmo da gravidez, os efeitos das ferramentas tecnológicas e as influências Psicossociais durante a construção de subjetividade materna marcada por esse novo contexto virtual se faz urgente no Século XXI. |
| Resumen: | Reflections on the excessive use of digital media in the Pregnancy of Generation Z monograph presented to the Postgraduate program of the Institute of Studies in Primary Maternal and Child Care by the Maternity School - Federal University of Rio de Janeiro as part of the requirements for obtaining the Title of Specialist - Institute of Studies in Public Health, Federal University of Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.The objective of this article is to focus on pregnancy as a structuring phase of human psychological development, bringing new reflections on the excessive and indiscriminate use of technologies called social media during the pregnancy of young people from generation Z, the so-called ‘digital natives’, born between 1997-2010. Understanding how this pregnancy occurs in a dimension in which virtuality and reality are confused, creating a new field to be studied. From this perspective, it is worth highlighting that contact with technological tools has been increasingly induced since childhood. The recreational consumption of digital media by the new generation is an avalanche in terms of digital technologies. Therefore, virtual contact currently points to a possible influence on future society. Thus, verifying the quality of the relationship between the young mother, the imaginary baby, which exists even before pregnancy, the effects of technological tools and the psychosocial influences during the construction of maternal subjectivity marked by this new virtual context becomes urgent in the 21st century. |
| Materia: | Interação mãe-bebê Maternidade Mídias Sociais Gravidez Mother-baby interaction Maternity Social media Pregnancy |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Programa: | Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
| Unidade de producción: | Maternidade Escola |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 27-jun-2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | FREITAS, Daniella de Souza. Reflexões sobre o uso excessivo das mídias digitais na gestação da geração Z. 2025. 46 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece en las colecciones: | Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
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