Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26626

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Creme de pentear para cabelo crespo: a química numa leitura antirracista
Autor(es)/Inventor(es): Conceição, Felipe Carvalho da
Tutor: Silva, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da
Resumen: Este trabalho consiste em uma proposta de aula teórico-prática para o ensino médio, podendo estar inserida no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tendo como conteúdo a química dos coloides e emulsões, com uma leitura antirracista e interdisciplinar. Nesta aula, além do conteúdo de química, haverá uma abordagem sobre produtos cosméticos, os tipos de cabelos existentes no país e a valorização dos cabelos cacheados e crespos que estão presentes na maioria dos estudantes do ensino médio brasileiro. Além disso, os alunos terão a oportunidade de produzir um creme de pentear específico para cabelos crespos e refletir acerca de tópicos de importância para a promoção da equidade e da valorização da diversidade étnico-racial brasileira, de acordo com a Lei 10.693/03, que determina a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas do país. A proposta de aula teórico-prática tem a duração de 4 tempos de 45 minutos, onde o professor poderá apresentar os conceitos de coloides e emulsões, contextualizando com os produtos cosméticos de forma geral e especificamente sobre creme de pentear, apresentar o procedimento a ser seguido para produção do creme na parte prática, realizar a prática de produção do creme de pentear para cabelo crespo - destacando a importância da segurança, da abordagem antirracista e da valorização da diversidade étnico-racial, e fazer uma contextualização entre o conteúdo teórico, a parte prática e o cotidiano dos alunos. Para isto, este trabalho contém uma revisão bibliográfica que pode ser utilizada como consulta pelo professor. A proposta e o seu desenvolvimento se demonstrou viável e de relevância para uma abordagem interdisciplinar que permitirá aos estudantes, não apenas compreender os conceitos teóricos da química, como também vivenciar na prática a aplicação desses conhecimentos. Além disso, a interseção entre ciência e as questões étnico-raciais apresentada neste trabalho representa uma importante contribuição para a promoção de uma educação mais inclusiva e plural.
Materia: Ensino de química
Química dos coloides e emulsões
Cosméticos
Abordagem antirracista
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FCConceição.pdf462.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.