Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26634
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Se o urbanista fosse mulher: um panorama do ensino de Arquitetura e Urbanismo pelo recorte de gênero na Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Author(s)/Inventor(s): | Colares, Bianca Spindola |
| Advisor: | Ribeiro, Cláudio Rezende |
| Abstract: | Esta pesquisa visa identificar e evidenciar as permanências do patriarcado nas formas de ensino e nas relações acadêmicas, demonstrar o apagamento- velado ou não- da mulher pesquisadora, aluna e professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do levantamento e sistematização das bibliografias do Projeto Pedagógico do Curso de 2023, dos Trabalhos Finais de Graduação e comparação com dados de objetos de referência, como livros e prêmios. Com esses resultados, visa ampliar a discussão acerca da participação ativa da mulher no estudo, pesquisa e debate dos mecanismos patriarcais que mantêm a vivência negligenciada imposta à mulher, através de debates, exposições e divulgação de resultados. |
| Keywords: | Urbanismo feminista Urbanismo - Estudo e ensino Univeridades Patriarcado |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
| Production unit: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | COLARES, Bianca Spindola. Se o urbanista fosse mulher: um panorama do ensino de Arquitetura e Urbanismo pelo recorte de gênero na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2024. 64 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| BSColares.pdf | 2.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.