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http://hdl.handle.net/11422/26638
| Type: | Dissertação |
| Title: | Análise dos modelos híbridos na distribuição de viagens : Caso: Medellín, Colômbia |
| Author(s)/Inventor(s): | Parada Sánchez, César Alfonso |
| Advisor: | Silva, Marcelino Aurélio Vieira da |
| Abstract: | No planejamento de transportes, é importante compreender a forma como os deslocamentos são realizados em uma região. Informações que posteriormente permitirão estabelecer uma política de transportes adequada. Para tal, é pertinente conhecer o comportamento dos indivíduos. Esta pesquisa estuda o desempenho de redes neurais a partir da compreensão das origens das viagens, sendo apresentada uma nova abordagem por meio da estruturação de um modelo híbrido que incorpora dados agregados e desagregados. Além das informações próprias do indivíduo (socioeconômicas) e de elementos dissuasores como o tempo de viagem e oportunidades intervenientes. Serão também utilizadas características do entorno (uso do solo) como localização dos pontos de origem, dispersão das atividades (destino) e propósito da viagem. Os resultados mostram que a realização da viagem pode ser explicada por meio da combinação de variáveis agregadas e desagregadas e que a omissão dessas últimas pode levar a estimativas com altos níveis de erro. Por outro lado, observou-se que, para cada modelo estruturado, a atração da zona de destino e as impedâncias possuem relevância nas estimativas das viagens. |
| Abstract: | In transportation planning, it is important to understand the way that displacement is carried out in a region. Posteriorly, the information will allow to establish a transport policy. For that, it is relevant to known the individual’s behaviors. This research studies the performance of neural networks from the understanding the origins of the journeys, by presented a new approach through the structure of a hybrid model which incorporates aggregate and disaggregate data. In addition, the individual information (socioeconomic) and the dissuasive elements such as time travel and intervening opportunities, will also be used the characteristics around the area (land use) such as location of points of origin, activities dispersal (destinations) and purpose of travel. The results indicates that the travel can be explained by the combination of aggregate and disaggregate variables, and the omission of theses last ones could lead the estimation to high levels of error. On the other hand, it was noticed that each structured model the attraction of destination zone and the impedances are relevant in the travel estimates. |
| Keywords: | Planejamento de transportes Transporte urbano Redes neurais artificiais Distribuição de viagens Modelos de transporte Modelos híbridos Transportation planning Urban transportation Transportation models Neural networks Transportation demand forecasting |
| Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
| Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Mar-2021 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | PARADA SÁNCHEZ, César Alfonso. Análise dos modelos híbridos na distribuição de viagens : Caso: Medellín – Colômbia. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
| Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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