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http://hdl.handle.net/11422/26639
| Type: | Dissertação |
| Title: | O impacto de restrições monetárias sobre análises de acessibilidade e equidade nos transportes |
| Author(s)/Inventor(s): | Santos, Daniel Herszenhut Meirelles |
| Advisor: | Portugal, Licinio da Silva |
| Co-advisor: | Oliveira, Matheus Henrique de Sousa |
| Co-advisor: | Pereira, Rafael Henrique Moraes |
| Abstract: | Análises de equidade nos transportes frequentemente se baseiam em estimativas de acessibilidade que usam apenas o tempo de viagem como fator de impedância, ignorando outros elementos que também limitam o acesso a oportunidades, como o preço das viagens. Esta dissertação investiga como a incorporação simultânea de restrições de tempo de viagem e de custo monetário a uma medida de acessibilidade impacta análises de equidade baseadas na distribuição da acessibilidade. Para isto, calcula-se a acessibilidade ao emprego por transporte público na cidade do Rio de Janeiro usando uma medida de oportunidades cumulativas que considera diferentes combinações de limites de custo monetário e tempo de viagem. Em seguida, analisa-se como os níveis de desigualdade variam em cada um dos casos. Os resultados apontam que a prática usual de ignorar custos monetários tende a superestimar os níveis de desigualdade. Restrições monetárias mais rígidas, porém, não necessariamente levam a cenários menos equitativos. O efeito dos custos monetários sobre a desigualdade de acessibilidade depende das combinações de limites temporais e monetários consideradas. Isso é resultado da complexa interação entre políticas tarifárias, organização espacial da rede de transportes, características operacionais de cada modo e co-localização espacial da população e das oportunidades na área de estudo. Os resultados também sugerem que no caso do Rio o trem é o modo com maior potencial de mitigação de desigualdades de acessibilidade, e que promover maior integração tarifária entre ele e modos mais amplamente distribuídos é uma boa forma de aumentar os níveis de acessibilidade de grupos de baixa renda. |
| Abstract: | Transport equity analyses are often informed by accessibility estimates based solely on travel time impedance, ignoring other elements that might hinder access to activities, such as the monetary cost of a trip. This thesis examines how and to what extent simultaneously incorporating travel time and monetary costs constraints into accessibility measures may impact transport equity assessment. The job accessibility by transit in the city of Rio de Janeiro, Brazil, is calculated using cumulative opportunity measures under distinct combinations of temporal and monetary thresholds. The inequality levels of each one of these scenarios are then calculated and compared. The results suggest that the most common research practice of disregarding monetary costs tends to overestimate accessibility levels. However, stricter monetary constraints do not necessarily result in less equitable scenarios. How accessibility inequality is affected by monetary costs is highly dependent on what combinations of temporal and monetary cut-offs are considered in the analysis. This is the result of a complex interaction between fare policies, the spatial organisation and operational characteristics of transit systems, and the spatial co-distribution of jobs and residential locations. The results also suggest that in Rio’s case the rail is a vital mode to combat transport inequalities, and that offering discounts between the rail and more widely distributed transit modes could increase the accessibility levels of low-income individuals without requiring adjustments to physical infrastructure and services’ timetables. |
| Keywords: | Planejamento de transportes Transporte urbano Transporte público Equidade social Acessibilidade ao transporte público Transportation planning Urban transportation Public transit accessibility Public transit |
| Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
| Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Aug-2021 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SANTOS, Daniel Herszenhut Meirelles. O impacto de restrições monetárias sobre análises de acessibilidade e equidade nos transportes. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
| Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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