Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/266
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Análise das relações entre o Conceito na Representação Descritiva na visão da Biblioteconomia e da Arquivologia
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Luana da Silva
Tutor: Alves, Nadir Ferreira
Resumen: O processo de representação descritiva é responsável pela garantia de que os sistemas de recuperação da informação poderão atender as demandas dos usuários na hora certa, no momento adequado. No ambiente das bibliotecas e dos arquivos a descrição bibliográfica e arquivística, respectivamente, atendem a descrição dos seus acervos visando sua recuperação. No entanto, a abordagem dos elementos de representação são diferentes, para cada unidade de informação. Esta pesquisa tem como objetivo ressaltar semelhanças e diferenças entre o processo de representação descritiva realizado pela Biblioteconomia e pela Arquivologia. Destaca o conceito de documento e evidencia o uso de padrão internacional para representação, segundo os fundamentos de cada área. Apresenta resultado de investigação junto aos profissionais das duas áreas, e revela através dos dados obtidos, como cada profissional vivencia a representação descritiva nas bibliotecas e arquivos.
Materia: Biblioteconomia
Arquivologia
Representação descritiva
Descrição Arquivística
NOBRADE
AACR2r
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-dic-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.