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http://hdl.handle.net/11422/26701
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | A sala de aula como campo de disputa: práticas pedagógicas frente à exclusão de corpos dissidentes |
| Título(s) alternativo(s): | The classroom as a field of dispute: pedagogical practices in the face of the exclusion of dissident bodies |
| Autor(es)/Inventor(es): | La Rubia, Andy Santos |
| Orientador: | Coccaro, Luciane Moreau |
| Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa a presença – ou ausência – das discussões sobre gênero e sexualidade na formação de professores, com foco nas licenciaturas, especialmente no contexto das políticas de inclusão implementadas em universidades públicas do Rio de Janeiro a partir de 2025. A pesquisa parte da experiência pessoal e acadêmica do autor, um transmasculino da Zona Oeste carioca, cuja trajetória na dança e na educação o levou a questionar a superficialidade com que essas temáticas são tratadas no ambiente universitário. Com base em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores de escolas públicas, privadas e universidade. O referencial teórico articula os conceitos de panoptismo e biopoder (Michel Foucault), necropolítica (Achille Mbembe) e redistribuição da violência (Jota Mombaça), refletindo sobre como estruturas de controle e vigilância moldam corpos e subjetividades dissidentes. Os resultados apontam tanto os desafios quanto as potências da inserção crítica dessas pautas na formação docente, destacando a importância de práticas pedagógicas antitransfóbicas e interseccionais. Conclui-se que a inclusão efetiva de debates sobre gênero e sexualidade não deve ser tratada como tema periférico, mas como eixo estruturante para uma educação inclusiva, crítica e transformadora, capaz de acolher a pluralidade de corpos e vivências nas escolas. |
| Palavras-chave: | Identidade de gênero Gender identity Sexualidade Sexuality Capacitação de professores Teacher training Educação Education Instituições acadêmicas Schools Universidades Universities Políticas Policy Docentes Faculty Ensino Teaching Violência Violence Necropolítica Necropolitics Estudantes Students |
| Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
| Unidade produtora: | Escola de Educação Física e Desportos |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 16-Jul-2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | LA RUBIA, Andy Santos. A sala de aula como campo de disputa: práticas pedagógicas frente à exclusão de corpos dissidentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Aparece nas coleções: | Dança |
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