Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26701

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A sala de aula como campo de disputa: práticas pedagógicas frente à exclusão de corpos dissidentes
Título(s) alternativo(s): The classroom as a field of dispute: pedagogical practices in the face of the exclusion of dissident bodies
Autor(es)/Inventor(es): La Rubia, Andy Santos
Orientador: Coccaro, Luciane Moreau
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa a presença – ou ausência – das discussões sobre gênero e sexualidade na formação de professores, com foco nas licenciaturas, especialmente no contexto das políticas de inclusão implementadas em universidades públicas do Rio de Janeiro a partir de 2025. A pesquisa parte da experiência pessoal e acadêmica do autor, um transmasculino da Zona Oeste carioca, cuja trajetória na dança e na educação o levou a questionar a superficialidade com que essas temáticas são tratadas no ambiente universitário. Com base em uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores de escolas públicas, privadas e universidade. O referencial teórico articula os conceitos de panoptismo e biopoder (Michel Foucault), necropolítica (Achille Mbembe) e redistribuição da violência (Jota Mombaça), refletindo sobre como estruturas de controle e vigilância moldam corpos e subjetividades dissidentes. Os resultados apontam tanto os desafios quanto as potências da inserção crítica dessas pautas na formação docente, destacando a importância de práticas pedagógicas antitransfóbicas e interseccionais. Conclui-se que a inclusão efetiva de debates sobre gênero e sexualidade não deve ser tratada como tema periférico, mas como eixo estruturante para uma educação inclusiva, crítica e transformadora, capaz de acolher a pluralidade de corpos e vivências nas escolas.
Palavras-chave: Identidade de gênero
Gender identity
Sexualidade
Sexuality
Capacitação de professores
Teacher training
Educação
Education
Instituições acadêmicas
Schools
Universidades
Universities
Políticas
Policy
Docentes
Faculty
Ensino
Teaching
Violência
Violence
Necropolítica
Necropolitics
Estudantes
Students
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Unidade produtora: Escola de Educação Física e Desportos
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Jul-2025
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LA RUBIA, Andy Santos. A sala de aula como campo de disputa: práticas pedagógicas frente à exclusão de corpos dissidentes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
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