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http://hdl.handle.net/11422/26702
| Type: | Dissertação |
| Title: | Análise da acessibilidade a empregos promovida por serviços de ride-hailing em comparação com o transporte público : uma proposta de método |
| Author(s)/Inventor(s): | Souza, Camilla de Oliveira |
| Advisor: | Silva, Marcelino Aurélio Vieira da |
| Abstract: | O conceito de acessibilidade como a interação entre o uso do solo e o transporte é amplamente aplicado nos estudos de acessibilidade espacial atualmente. Esta abordagem de que um lugar é acessível quando ele pode ser alcançado, medindo a variedade e a quantidade de oportunidades no destino, faz com que diversos indicadores sejam criados e adaptados de modo a se encaixarem na realidade do estudo. O modo de transporte conhecido como ride hailing (RH) vem crescendo nos últimos anos e, com isso, faz-se necessário avaliar seu impacto na sociedade moderna, principalmente sua interação com os demais modos de transporte vigentes. Sendo assim, o presente trabalho propõe uma metodologia para cálculo de acessibilidade aos empregos formais gerada pelo transporte público (TP) e pelo RH, afim de comparar seus resultados. Para isso, foram feitas adaptações em dois indicadores já usuais na literatura: o Índice de Gini e o Coeficiente de Localização (LQ). A estrutura integrada é demonstrada no contexto de um estudo de caso realizado em quatro bairros do município do Rio de Janeiro. Utilizando o método proposto, verificou-se que em regiões com maior equilíbrio entre empregos e população residente e alta oferta e variedade de TP, a igualdade de acessibilidade entre o RH e o TP foi obtida com 2,4 passageiros, ao passo que as regiões com maior desequilíbrio entre emprego e população residente e baixa oferta e variedade de transporte público, essa igualdade de acessibilidade foi atingida com uma quantidade de passageiros (viajando juntos) menor que 2,4. Os resultados indicam que o serviço de RH possui potencial complementar ao TP em locais com equilíbrio entre população e emprego, mas possui potencial substitutivo em locais com desequilíbrio dessas variáveis. |
| Abstract: | The concept of accessibility as an element of the interaction between land use and transportation is widely applied in studies of urban mobility. The idea that the accessibility of a place can be measured by the variety and quantity of opportunities available at the destination has led to the creation and adaptation of various indicators. The mode of transport known as ride hailing (RH) has grown in recent years, making it necessary to evaluate its impact on modern society, mainly its interaction with other modes. Therefore, this article presents a method to calculate the accessibility of formal jobs generated by public transportation (PT) and RH, to compare the results. For this purpose, we made adaptations to two indicators commonly used in the literature: the Gini index and the location quotient (LQ). The integrated structure is demonstrated in the context of a case study conducted in four districts of the city of Rio de Janeiro. Using the proposed method, it was found that in regions with greater balance between jobs and resident population and high offer and variety of PT, equal accessibility between HR and PT was achieved with 2.4 passengers, whereas the regions with a greater imbalance between employment and resident population and low supply and variety of public transport, this equal accessibility was achieved with less than 2.4 passengers (traveling together). The results indicate that the RH service has a potential to complement PT in places with a balance between population and employment but it has a substitute potential in places with an imbalance of these variables. of Tourism, Horus Labtrans, the Civil Aviation Secretariat, the World Tourism Organization, among others. |
| Keywords: | Acessibilidade no transporte Transporte público urbano Transporte por aplicativo Planejamento de transportes Mobilidade urbana sustentável Equidade social Acessibilidade aos empregos Indicadores de acessibilidade Transportation accessibility Urban public transportation Ride hailing services ransportation planning Sustainable urban mobility |
| Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTE |
| Program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
| Production unit: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Sep-2021 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SOUZA, Camilla de Oliveira. Análise da acessibilidade a empregos promovida por serviços de ride-hailing em comparação com o transporte público: uma proposta de método. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
| Appears in Collections: | Engenharia de Transportes |
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