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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPicanço, Deise Cristina de Lima-
dc.contributor.authorSilva, Maria das Graças Machado da-
dc.date.accessioned2025-08-15T14:29:11Z-
dc.date.available2025-08-17T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26711-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.titleEducação bilíngue em debate: uma análise crítica de plataformas digitais após o parecer CNE/CEB no 2/2020pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6756129434804412pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2043162437866693pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzalez, Astrid Johana Pardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6372534121655208pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo analisar criticamente as propostas de ensino bilíngue veiculadas em uma amostra selecionada de um conjunto de plataformas digitais, relacionando seus discursos aos fundamentos teóricos do bilinguismo e às diretrizes educacionais brasileiras, em especial o Parecer CNE/CEB no 2/2020. Para isso, foram mobilizadas as contribuições da Linguística Aplicada (Rossoni, 2023) Análise Dialógica de Discurso (Sobral e Giacomelli, 2016), com base em autores do Círculo de Bakhtin (2006) e da Pesquisa Documental (Sá-Silva, Almeida & Guindani, 2009), entre outros. Já a fundamentação teórica sobre bilinguismo é construída a partir de autores como Megale (2005), Almeida e Flores (2017), Flory e Souza (2019), Tussi e Ximenez (2022), a fim de observar as diferentes perspectivas sobre o fenômeno, desde abordagens estruturais até dimensões socioculturais e identitárias. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com enfoque na análise documental, tendo como corpus os enunciados encontrados nas plataformas Conexia Educação, Faculdade Unyleya e Edify Education, sendo esta última analisada mais profundamente, pois sua proposta é mais detalhada, permitindo uma reflexão mais consistente. A pesquisa nos mostra que, embora essas plataformas apresentem propostas de implementação de programas bilíngues, os discursos predominantes são de caráter mercadológico, muitas vezes desvinculados de práticas pedagógicas críticas e inclusivas. Observou-se também a ausência de diretrizes claras para a educação infantil bilíngue nos documentos oficiais, o que abre espaço para interpretações e práticas inconsistentes. O estudo aponta que a formação bilíngue, para além da fluência linguística, deve considerar aspectos identitários, culturais e sociais, valorizando o desenvolvimento integral dos sujeitos e respeitando a diversidade linguística brasileira. Entre as plataformas analisadas nessa amostra, a Edify se destaca por considerar também o ensino bilíngue em outras línguas, e por trazer mais consistência discursiva em relação à comercialização do ensino bilíngue, tornando-se bastante representativa nas tendências ideológicas predominantes no mercado de educação bilíngue privada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Letras - Espanhol

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