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http://hdl.handle.net/11422/26711
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Picanço, Deise Cristina de Lima | - |
| dc.contributor.author | Silva, Maria das Graças Machado da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-15T14:29:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-17T03:00:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/26711 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
| dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
| dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
| dc.title | Educação bilíngue em debate: uma análise crítica de plataformas digitais após o parecer CNE/CEB no 2/2020 | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6756129434804412 | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2043162437866693 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Gonzalez, Astrid Johana Pardo | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6372534121655208 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A presente monografia tem como objetivo analisar criticamente as propostas de ensino bilíngue veiculadas em uma amostra selecionada de um conjunto de plataformas digitais, relacionando seus discursos aos fundamentos teóricos do bilinguismo e às diretrizes educacionais brasileiras, em especial o Parecer CNE/CEB no 2/2020. Para isso, foram mobilizadas as contribuições da Linguística Aplicada (Rossoni, 2023) Análise Dialógica de Discurso (Sobral e Giacomelli, 2016), com base em autores do Círculo de Bakhtin (2006) e da Pesquisa Documental (Sá-Silva, Almeida & Guindani, 2009), entre outros. Já a fundamentação teórica sobre bilinguismo é construída a partir de autores como Megale (2005), Almeida e Flores (2017), Flory e Souza (2019), Tussi e Ximenez (2022), a fim de observar as diferentes perspectivas sobre o fenômeno, desde abordagens estruturais até dimensões socioculturais e identitárias. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com enfoque na análise documental, tendo como corpus os enunciados encontrados nas plataformas Conexia Educação, Faculdade Unyleya e Edify Education, sendo esta última analisada mais profundamente, pois sua proposta é mais detalhada, permitindo uma reflexão mais consistente. A pesquisa nos mostra que, embora essas plataformas apresentem propostas de implementação de programas bilíngues, os discursos predominantes são de caráter mercadológico, muitas vezes desvinculados de práticas pedagógicas críticas e inclusivas. Observou-se também a ausência de diretrizes claras para a educação infantil bilíngue nos documentos oficiais, o que abre espaço para interpretações e práticas inconsistentes. O estudo aponta que a formação bilíngue, para além da fluência linguística, deve considerar aspectos identitários, culturais e sociais, valorizando o desenvolvimento integral dos sujeitos e respeitando a diversidade linguística brasileira. Entre as plataformas analisadas nessa amostra, a Edify se destaca por considerar também o ensino bilíngue em outras línguas, e por trazer mais consistência discursiva em relação à comercialização do ensino bilíngue, tornando-se bastante representativa nas tendências ideológicas predominantes no mercado de educação bilíngue privada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
| dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Espanhol | |
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| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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