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http://hdl.handle.net/11422/26711
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Educação bilíngue em debate: uma análise crítica de plataformas digitais após o parecer CNE/CEB no 2/2020 |
| Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Maria das Graças Machado da |
| Orientador: | Picanço, Deise Cristina de Lima |
| Resumo: | A presente monografia tem como objetivo analisar criticamente as propostas de ensino bilíngue veiculadas em uma amostra selecionada de um conjunto de plataformas digitais, relacionando seus discursos aos fundamentos teóricos do bilinguismo e às diretrizes educacionais brasileiras, em especial o Parecer CNE/CEB no 2/2020. Para isso, foram mobilizadas as contribuições da Linguística Aplicada (Rossoni, 2023) Análise Dialógica de Discurso (Sobral e Giacomelli, 2016), com base em autores do Círculo de Bakhtin (2006) e da Pesquisa Documental (Sá-Silva, Almeida & Guindani, 2009), entre outros. Já a fundamentação teórica sobre bilinguismo é construída a partir de autores como Megale (2005), Almeida e Flores (2017), Flory e Souza (2019), Tussi e Ximenez (2022), a fim de observar as diferentes perspectivas sobre o fenômeno, desde abordagens estruturais até dimensões socioculturais e identitárias. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com enfoque na análise documental, tendo como corpus os enunciados encontrados nas plataformas Conexia Educação, Faculdade Unyleya e Edify Education, sendo esta última analisada mais profundamente, pois sua proposta é mais detalhada, permitindo uma reflexão mais consistente. A pesquisa nos mostra que, embora essas plataformas apresentem propostas de implementação de programas bilíngues, os discursos predominantes são de caráter mercadológico, muitas vezes desvinculados de práticas pedagógicas críticas e inclusivas. Observou-se também a ausência de diretrizes claras para a educação infantil bilíngue nos documentos oficiais, o que abre espaço para interpretações e práticas inconsistentes. O estudo aponta que a formação bilíngue, para além da fluência linguística, deve considerar aspectos identitários, culturais e sociais, valorizando o desenvolvimento integral dos sujeitos e respeitando a diversidade linguística brasileira. Entre as plataformas analisadas nessa amostra, a Edify se destaca por considerar também o ensino bilíngue em outras línguas, e por trazer mais consistência discursiva em relação à comercialização do ensino bilíngue, tornando-se bastante representativa nas tendências ideológicas predominantes no mercado de educação bilíngue privada. |
| Palavras-chave: | Educação bilíngue Linguística aplicada Políticas educacionais |
| Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 2025 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Letras - Espanhol |
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