Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/26720
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O Haiti também é aqui: reflexões sobre a obra Failles, de Yanick Lahens, em aulas de fle |
| Author(s)/Inventor(s): | Cardoso, Antônia Vitória Marci Silva |
| Advisor: | Rodrigues, Luiz Carlos Balga |
| Abstract: | Este trabalho propõe uma abordagem didática da obra Failles, inserida no contexto da littérature-monde en français, em aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) voltadas a estudantes brasileiros. A partir da análise da obra, que questiona os modelos tradicionais da literatura francesa e valoriza perspectivas francófonas diversas, o trabalho propõe uma sequência didática que una o desenvolvimento de competências linguísticas à reflexão crítica sobre temas culturais e identitários. A proposta pedagógica tem como objetivo principal a valorização de vozes plurais da francofonia, promovendo uma experiência de ensino-aprendizagem mais engajada e reflexiva. Através da escolha de Failles, busca-se contribuir para a decolonização do ensino de francês, questionando estruturas hegemônicas e incentivando uma abertura ao mundo por meio da literatura. O trabalho ancora-se em princípios da pedagogia crítica e em referências teóricas sobre a littérature-monde, evidenciando como o ensino de línguas pode ser também um espaço de resistência e transformação social. |
| Keywords: | Ensino de francês |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AVMSCardoso.pdf | 371.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.