Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26720
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | O Haiti também é aqui: reflexões sobre a obra Failles, de Yanick Lahens, em aulas de fle |
| Autor(es)/Inventor(es): | Cardoso, Antônia Vitória Marci Silva |
| Tutor: | Rodrigues, Luiz Carlos Balga |
| Resumen: | Este trabalho propõe uma abordagem didática da obra Failles, inserida no contexto da littérature-monde en français, em aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) voltadas a estudantes brasileiros. A partir da análise da obra, que questiona os modelos tradicionais da literatura francesa e valoriza perspectivas francófonas diversas, o trabalho propõe uma sequência didática que una o desenvolvimento de competências linguísticas à reflexão crítica sobre temas culturais e identitários. A proposta pedagógica tem como objetivo principal a valorização de vozes plurais da francofonia, promovendo uma experiência de ensino-aprendizagem mais engajada e reflexiva. Através da escolha de Failles, busca-se contribuir para a decolonização do ensino de francês, questionando estruturas hegemônicas e incentivando uma abertura ao mundo por meio da literatura. O trabalho ancora-se em princípios da pedagogia crítica e em referências teóricas sobre a littérature-monde, evidenciando como o ensino de línguas pode ser também um espaço de resistência e transformação social. |
| Materia: | Ensino de francês |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 2025 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Letras - Francês |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AVMSCardoso.pdf | 371.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.