Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26720

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O Haiti também é aqui: reflexões sobre a obra Failles, de Yanick Lahens, em aulas de fle
Autor(es)/Inventor(es): Cardoso, Antônia Vitória Marci Silva
Tutor: Rodrigues, Luiz Carlos Balga
Resumen: Este trabalho propõe uma abordagem didática da obra Failles, inserida no contexto da littérature-monde en français, em aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) voltadas a estudantes brasileiros. A partir da análise da obra, que questiona os modelos tradicionais da literatura francesa e valoriza perspectivas francófonas diversas, o trabalho propõe uma sequência didática que una o desenvolvimento de competências linguísticas à reflexão crítica sobre temas culturais e identitários. A proposta pedagógica tem como objetivo principal a valorização de vozes plurais da francofonia, promovendo uma experiência de ensino-aprendizagem mais engajada e reflexiva. Através da escolha de Failles, busca-se contribuir para a decolonização do ensino de francês, questionando estruturas hegemônicas e incentivando uma abertura ao mundo por meio da literatura. O trabalho ancora-se em princípios da pedagogia crítica e em referências teóricas sobre a littérature-monde, evidenciando como o ensino de línguas pode ser também um espaço de resistência e transformação social.
Materia: Ensino de francês
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2025
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Francês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AVMSCardoso.pdf371.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.