Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/26770

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHermida, Stella de Barros Spagolla-
dc.contributor.authorMendonça, Eddylaine Fernandes-
dc.date.accessioned2025-08-19T19:45:19Z-
dc.date.available2025-08-21T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Eddylaine Fernandes. Creche e centro dia para terceira idade: Novo mundo velho. 2024. 75 f. Tese (Doutorado) - Curso de Design de Interiores, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26770-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectMontessoript_BR
dc.subjectMétodo de educaçãopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectDaycarept_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectConstructivism (Education)pt_BR
dc.subjectMethod of educationpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.titleCreche e centro dia para terceira idade: Novo mundo velhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9609234619954807pt_BR
dc.contributor.referee1Brasil, Marcelo Lyra de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2470793537526103pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Gilberto Rangel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4965072424611700pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso de Design de Interiores da Universidade Federal do Rio de Janeiro aborda o projeto de criação dos ambientes, escolha de materiais sustentáveis e a valorização da conexão humana junto à autonomia da Creche e Centro Dia: Novo Mundo Velho localizada na Av. Heitor Beltrão, 126 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20550-000. Inserida como projeto piloto no Brasil, a Creche e Centro-dia tem como objetivo o desenvolvimento físico e intelectual de crianças com o auxílio ativo de idosos em uma retroalimentação permanente trabalhada através da relação intergeracional. O projeto terá como base a abordagem pedagógica construtivista com auxílio do método montessori, que promove a interação e a observação de ações entre crianças e idosos, garantindo liberdade e autonomia, capazes de promover confiança. Essa troca de conhecimentos resultará na criação de memórias e na partilha de experiências enriquecedoras, capazes de estimular o desenvolvimento das habilidades sensoriais, psíquicas e motoras de forma lúdica e agradável. Tudo isso em um espaço acolhedor, adaptado às necessidades físicas e motoras dos participantes. O conceito do projeto é oferecer uma vivência que promova liberdade e autonomia para todos os envolvidos, por meio do elo criado durante os momentos de interação e aprendizado. Dessa maneira, os idosos poderão compartilhar suas narrativas e vivências passadas com as crianças, que possuem natural curiosidade, possibilitando-às interagir, explorar e experimentar o mundo, unindo duas gerações que parecem distintas através de suas experiências singulares. Palavras-chave: Creche e Centro-Dia Novo Mundo Velho, Pedagogia Construtivista, Método Montessori, Relação Intergeracional, Liberdade, Autonomia. 5pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Design de Interiores

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EFMendonça.pdf15.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.