Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/26770
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Creche e centro dia para terceira idade: Novo mundo velho |
| Autor(es)/Inventor(es): | Mendonça, Eddylaine Fernandes |
| Tutor: | Hermida, Stella de Barros Spagolla |
| Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso de Design de Interiores da Universidade Federal do Rio de Janeiro aborda o projeto de criação dos ambientes, escolha de materiais sustentáveis e a valorização da conexão humana junto à autonomia da Creche e Centro Dia: Novo Mundo Velho localizada na Av. Heitor Beltrão, 126 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 20550-000. Inserida como projeto piloto no Brasil, a Creche e Centro-dia tem como objetivo o desenvolvimento físico e intelectual de crianças com o auxílio ativo de idosos em uma retroalimentação permanente trabalhada através da relação intergeracional. O projeto terá como base a abordagem pedagógica construtivista com auxílio do método montessori, que promove a interação e a observação de ações entre crianças e idosos, garantindo liberdade e autonomia, capazes de promover confiança. Essa troca de conhecimentos resultará na criação de memórias e na partilha de experiências enriquecedoras, capazes de estimular o desenvolvimento das habilidades sensoriais, psíquicas e motoras de forma lúdica e agradável. Tudo isso em um espaço acolhedor, adaptado às necessidades físicas e motoras dos participantes. O conceito do projeto é oferecer uma vivência que promova liberdade e autonomia para todos os envolvidos, por meio do elo criado durante os momentos de interação e aprendizado. Dessa maneira, os idosos poderão compartilhar suas narrativas e vivências passadas com as crianças, que possuem natural curiosidade, possibilitando-às interagir, explorar e experimentar o mundo, unindo duas gerações que parecem distintas através de suas experiências singulares. Palavras-chave: Creche e Centro-Dia Novo Mundo Velho, Pedagogia Construtivista, Método Montessori, Relação Intergeracional, Liberdade, Autonomia. 5 |
| Materia: | Creches Pedagogia Construtivismo (Educação) Montessori Método de educação Autonomia Daycare Pedagogy Constructivism (Education) Method of education Autonomy |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Unidade de producción: | Escola de Belas Artes |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 16-jul-2024 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | MENDONÇA, Eddylaine Fernandes. Creche e centro dia para terceira idade: Novo mundo velho. 2024. 75 f. Tese (Doutorado) - Curso de Design de Interiores, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece en las colecciones: | Design de Interiores |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EFMendonça.pdf | 15.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.