Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26777

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Aprendizado de Libras na formação docente : perspectivas de estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Lagrange, Laura Mattes
Advisor: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Abstract: A presente investigação abordou o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto de formação inicial docente, objetivando compreender as concepções dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre diversos autores abordados, destacam-se aqui os três principais norteadores da base teórica deste trabalho: Castro (2020) – que tratou da formação de professores -, Gesser (2009) – que discutiu a Libras e as singularidades surdas - e Engel (2000) – que investigou questões de método e rigor científico. Considerando suas ideias, foi desenvolvida uma pesquisa-ação de perspectiva qualitativa cujos procedimentos metodológicos consistiram, inicialmente, no encaminhamento de um questionário capaz de direcionar um olhar sensível para os sujeitos participantes, graduandos do curso de Pedagogia da UFRJ, em relação à temática. Em um segundo momento, na realização de uma oficina de introdução à Libras como plano de ação e, sequencialmente, uma nova construção de dados por meio de questionário para avaliação dos efeitos da implementação do plano. A partir do estudo, concluiu-se que a maioria dos participantes considera importante o conhecimento da Libras para a formação pedagógica e pretende continuar os estudos dessa língua. Ainda, percebeu-se que a realização da oficina como forma de pesquisa permitiu, em pequena escala, um impacto direto no contexto analisado, oferecendo maior visibilidade à problemática discutida.
Keywords: Libras
Língua Brasileira de Sinais
Formação de professores
Learning
Pesquisa-ação
Action research in education
Aprendizagem
Brazilian Sign Language
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Oct-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LAGRANGE, Laura Mattes. Aprendizado da Libras na formação docente: perspectivas de estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMLagrange.pdf302.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.