Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/26777
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Aprendizado de Libras na formação docente : perspectivas de estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ |
| Autor(es)/Inventor(es): | Lagrange, Laura Mattes |
| Orientador: | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
| Resumo: | A presente investigação abordou o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto de formação inicial docente, objetivando compreender as concepções dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre diversos autores abordados, destacam-se aqui os três principais norteadores da base teórica deste trabalho: Castro (2020) – que tratou da formação de professores -, Gesser (2009) – que discutiu a Libras e as singularidades surdas - e Engel (2000) – que investigou questões de método e rigor científico. Considerando suas ideias, foi desenvolvida uma pesquisa-ação de perspectiva qualitativa cujos procedimentos metodológicos consistiram, inicialmente, no encaminhamento de um questionário capaz de direcionar um olhar sensível para os sujeitos participantes, graduandos do curso de Pedagogia da UFRJ, em relação à temática. Em um segundo momento, na realização de uma oficina de introdução à Libras como plano de ação e, sequencialmente, uma nova construção de dados por meio de questionário para avaliação dos efeitos da implementação do plano. A partir do estudo, concluiu-se que a maioria dos participantes considera importante o conhecimento da Libras para a formação pedagógica e pretende continuar os estudos dessa língua. Ainda, percebeu-se que a realização da oficina como forma de pesquisa permitiu, em pequena escala, um impacto direto no contexto analisado, oferecendo maior visibilidade à problemática discutida. |
| Palavras-chave: | Libras Língua Brasileira de Sinais Formação de professores Learning Pesquisa-ação Action research in education Aprendizagem Brazilian Sign Language |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 3-Out-2024 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | LAGRANGE, Laura Mattes. Aprendizado da Libras na formação docente: perspectivas de estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LMLagrange.pdf | 302.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.