Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/26777

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aprendizado de Libras na formação docente : perspectivas de estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Lagrange, Laura Mattes
Orientador: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Resumo: A presente investigação abordou o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto de formação inicial docente, objetivando compreender as concepções dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre diversos autores abordados, destacam-se aqui os três principais norteadores da base teórica deste trabalho: Castro (2020) – que tratou da formação de professores -, Gesser (2009) – que discutiu a Libras e as singularidades surdas - e Engel (2000) – que investigou questões de método e rigor científico. Considerando suas ideias, foi desenvolvida uma pesquisa-ação de perspectiva qualitativa cujos procedimentos metodológicos consistiram, inicialmente, no encaminhamento de um questionário capaz de direcionar um olhar sensível para os sujeitos participantes, graduandos do curso de Pedagogia da UFRJ, em relação à temática. Em um segundo momento, na realização de uma oficina de introdução à Libras como plano de ação e, sequencialmente, uma nova construção de dados por meio de questionário para avaliação dos efeitos da implementação do plano. A partir do estudo, concluiu-se que a maioria dos participantes considera importante o conhecimento da Libras para a formação pedagógica e pretende continuar os estudos dessa língua. Ainda, percebeu-se que a realização da oficina como forma de pesquisa permitiu, em pequena escala, um impacto direto no contexto analisado, oferecendo maior visibilidade à problemática discutida.
Palavras-chave: Libras
Língua Brasileira de Sinais
Formação de professores
Learning
Pesquisa-ação
Action research in education
Aprendizagem
Brazilian Sign Language
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Out-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LAGRANGE, Laura Mattes. Aprendizado da Libras na formação docente: perspectivas de estudantes do curso de Pedagogia da UFRJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMLagrange.pdf302.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.