Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26797

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Fábrica de sonhos : os canais de YouTube Luccas Neto e Ryan's World e o consumo infantil
Author(s)/Inventor(s): Dias, Tiago Muratori
Advisor: Burrowes, Patrícia Cecília
Abstract: Este trabalho busca investigar a relação das crianças com o YouTube e de que forma a utilização da plataforma guia os seus desejos de consumo. Após a aplicação de um questionário desenvolvido pelo autor com 18 pais (ao todo, 16 mães e 2 pais) de crianças de idade entre 2 e 12 anos, busca-se compreender a força e os mecanismos dessa rede para influenciar as crianças para que desejem marcas, conteúdos e objetos (brinquedos), reforçando na infância a lógica de consumo que atravessa toda a sociedade. Para contextualização dos nossos objetos de análise, nos debruçamos sobre o estudo da infância de Neil Postman e analisamos de que forma o seu conceito evoluiu ao longo do tempo e vem se reconfigurando com o desenvolvimento das novas mídias eletrônicas, apresentando as visões de Buckingham (2000) e Schor (2004) sobre a infância moderna. Por fim, a partir de uma análise do conteúdo dos canais do YouTube Luccas Neto e Ryan's World, fazemos ponderações sobre as perspectivas de regulamentação desse tipo de conteúdo e indicações para futuras pesquisas na área.
Keywords: Publicidade infantil
Youtube (Recurso eletrônico)
Ryan’s World
Consumo (Economia)
Infância
Desejo
Publico infantil
Luccas Neto, 1992-
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DIAS, Tiago Muratori. Fábrica de Sonhos: os canais de YouTube Luccas Neto e Ryan’s World e o consumo infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMDias.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.