Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/26799

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Globoplay e as estratégias de internacionalização do grupo Globo na era do streaming
Author(s)/Inventor(s): Teixeira, Isabella Mendes
Advisor: Marchi, Leonardo Gabriel De
Co-advisor: Munçone, Patricia
Abstract: O trabalho analisa as estratégias de internacionalização do Globoplay, plataforma de streaming do Grupo Globo, diante da consolidação do mercado global de vídeo sob demanda. Parte-se da pergunta: como um serviço brasileiro busca se posicionar frente a grandes players internacionais como Netflix e Amazon Prime Video? O objetivo é compreender os caminhos adotados pelo Globoplay para atuar fora do Brasil. A pesquisa é qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, análise documental e entrevista com uma profissional do setor de conteúdo original. Utiliza-se a análise crítica do discurso (ACD) para examinar como o discurso institucional da Globo constrói narrativas de prestígio e expansão internacional. Os resultados indicam que, apesar das limitações orçamentárias, a plataforma aposta no conteúdo nacional e no diálogo com o público latino-americano como diferenciais estratégicos. Conclui-se que a atuação internacional do Globoplay expressa os desafios e as possibilidades dos serviços locais frente à lógica global.
Keywords: Globoplay
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
SVOD (Assinatura de vídeo sob demanda)
Organizações Globo
Internacionalização
Estratégia de marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Jul-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: TEIXEIRA, Isabella Mendes. Globoplay e as estratégias de internacionalização do grupo Globo na era do streaming. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMTeixeira.pdf3.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.