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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMoreno, Rosangela Carrilo-
dc.contributor.authorBundai, Stephanie Charles Marques-
dc.date.accessioned2025-08-22T14:38:53Z-
dc.date.available2025-08-24T03:00:09Z-
dc.date.issued2025-07-03-
dc.identifier.citationBUNDAI, Stephanie Charles Marques. A participação da Todos pela Educação e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação nas políticas nacionais de educação: um estudo comparativo sobre origens, formas de atuação e posicionamentos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/26812-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectOrganizações sociaispt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectTodos pela Educação (Movimento)pt_BR
dc.subjectCampanha Nacional pelo Direito à Educação (Brasil)pt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectOrganização não governamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA participação da Todos Pela Educação e da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação nas políticas nacionais de Educação: um estudo comparativo sobre origens, formas de atuação e posicionamentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0814619415413241pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6855722330433450pt_BR
dc.contributor.referee1Koslinski, Mariane Campelo-
dc.contributor.referee2Heringer, Rosana Rodrigues-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender, a partir de um estudo comparativo, entre a Todos pela Educação e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, como esses dois grupos, que se autodefine enquanto organizações da sociedade civil, atuam nas políticas nacionais de educação, tendo como causa principal a defesa de uma "educação pública de qualidade". Para isso, a investigação se debruçou nos seguintes eixos: (I) a origem das organizações, os sentidos de educação pública de qualidade para cada uma delas, como elas se estruturam e quais são os seus financiadores; (II) as formas de atuação das organizações e quais são ações desenvolvidas a partir destas; (III) os posicionamentos públicos das duas organizações em relação à elaboração e reelaboração da Reforma do Ensino Médio. Metodologicamente, esse trabalho é um estudo comparativo de dois casos de organizações da sociedade civil que participam das políticas nacionais de educação. Utilizamos como fonte de dados os documentos institucionais disponibilizados pelas organizações em seus respectivos sites, as redes sociais das organizações, além de bibliografias que tratam do termo Sociedade Civil, que explicam o fenômeno da parceria entre Estado e Sociedade Civil, e estudos que tinham como objeto as duas organizações desta pesquisa. O trabalho evidenciou que a Todos pela Educação e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação possuem origens distintas, atribuem sentidos diferentes à educação pública de qualidade, e diferem em suas redes de financiadores. Soma-se o fato das organizações terem a mesma forma de atuação, mas isso não pressupor os mesmos posicionamentos, uma vez que ao tratarmos das disputas estabelecidas a respeito dos processos que marcaram, no decorrer dos anos, a Reforma do Ensino Médio, as defesas da Todos pela Educação e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação são distintas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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